Familiares de detentos protestam na Capital contra a superlotação de presídios

267
Foto: Redes Sociais

Um grupo de familiares de detentos de vários presídios em Mato Grosso do Sul promoveu uma manifestação na manhã dessa quarta-feira (13) em frente ao prédio da Justiça Federal, em Campo Grande.

A ação contou com cerca de 100 pessoas, que carregou faixas pedindo, entre outras coisas, a realização de multirão cercerário, o retorno das visitas sociais e conjugais nos presídios federais e também um tratamento humanitário aos detentos.

A manifestação também cobrou a efetivação da norma ADPF 347, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deu prazo de seis meses para que o Governo Federal elabore um plano de intervenção para reduzir a superlotação dos presídios, o número de presos provisórios e a permanência em regime mais severo ou por tempo superior ao da pena.

Mato Grosso do Sul tem o terceiro maior deficit prisional do País, segundo apontou o Censo do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Ao todo, são 2,3 pessoas por vaga, acima da média nacional de 1,5 pessoa por vaga. Para conseguir acabar com a superlotação dos presídios no estado seriam necessárias mais 5 mil vagas.