25.8 C
Campo Grande
sábado, 12 de julho, 2025
spot_img

80% dos jovens brasileiros pretendem ingressar no ensino superior em 2024

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, centro de inteligência analítica criado pelo Semesp, e pela Workalove, plataforma de orientação e desenvolvimento de carreiras do Pravaler, revela que 80% dos jovens brasileiros pretendem ingressar no ensino superior em 2024.

O levantamento, que ouviu 1.542 jovens de todo o Brasil, de 18 a 24 anos, também aponta que a área da saúde é a mais procurada pelos jovens, com 28% de preferência, seguida por Negócios, Administração e Direito (17%) e por Computação, Tecnologia da Informação e afins (13%).

A pesquisa também mostra que as principais motivações para os jovens ingressarem no ensino superior são:

  • Conseguir um emprego na área de atuação (40%)
  • Mudar de vida por meio da profissão escolhida (26%)
  • Obter melhores condições de vida (18%)
  • Ampliar os conhecimentos (14%)

Expectativas para o futuro

De acordo com análises do Fórum Econômico Mundial, as áreas de especialistas de IA; especialistas em Sustentabilidade; analistas de Inteligência de Negócios; analistas de Segurança da Informação; analistas e cientistas de Dados; especialistas em Big Data e professores de educação profissional são as que devem apresentar maior crescimento de vagas nos próximos 5 anos.

Os dados mostram que o mercado está em busca de profissionais de diversas áreas e que os jovens pretendem se especializar para conquistar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Para atender as demandas e democratizar o ensino, levando-o às mais remotas localidades e com a flexibilidade que a sua plataforma própria permite, a UNIGRAN possui um catálogo com 37 cursos de graduação, na modalidade de ensino a distância, com opções que incluem bacharelado, licenciatura e tecnólogos.

Com a tradição de 47 anos no ensino presencial e 17 no ensino a distância, a UNIGRAN ocupa um lugar de destaque, pois a maioria de seus cursos são avaliados pelo MEC com nota máxima e através do EAD se faz presente em mais de 180 municípios brasileiros, além de unidades em 10 países da Europa, Estados Unidos e Japão, tendo concebido o tão sonhado diploma universitário a mais de 60 mil acadêmicos.

O processo seletivo para o ciclo 2024/1 está aberto e pode ser realizado mesmo durante o período de recesso. O vestibular é realizado de forma on-line e os setores responsáveis por matrículas e financeiro atendem em regime de plantão. Para mais informações, entre em contato através do fone (67) 3411-4249. 

Fale com a Redação