App “Todos nos Ônibus” busca promover a acessibilidade
24/09/2018 14h11
Por: Redação
Em Campo Grande vivem pelo menos 5 mil pessoas com mobilidade reduzida que se deslocam em cadeiras de rodas e a partir de agora, essas pessoas que utilizam o transporte público coletivo poderá utilizar o aplicativo “Todos no ônibus”, que foi lançado pela prefeitura no início do ano.
Para que isso aconteça, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação já disponibilizou o uso do aplicativo.
Paulo Fernando Garcia Cardoso, diretor-presidente da Agetec, explica que o aplicativo, que foi criado primeiramente para atender pessoas com deficiência visual, foi desenvolvido para permitir que todos os cidadãos tenham acesso ao transporte público coletivo.
“Não visamos números, mas sim a funcionalidade e eficiência do aplicativo em benefício das pessoas. A nossa intenção é fazer com que todos os cidadãos em Campo Grande tenham condições de utilizar o transporte público”, justifica.
O coordenador da Coordenadoria de Apoios às Pessoas com Deficiência (Caped), David Marques, pondera que essa tecnologia Davidpromove, na prática, promove a inclusão. “Somos quase 200 mil pessoas com deficiência em Campo Grande, e a atual gestão municipal criou uma coordenadoria específica para atuar nessa articulação, para que as políticas públicas possam chegar até as pessoas com deficiência. Esse aplicativo comprova que os resultados estão acontecendo de verdade”.
O teste piloto do aplicativo começou em agosto e, segundo Paulo Cardoso, embora a ferramenta já esteja disponível, a Agetec acompanha de perto a utilização da mesma, a fim de garantir que os usuários sejam atendidos plenamente por essa tecnologia.
Paulo informa que o Consórcio Guaicurus deve iniciar nos próximos dias uma campanha para divulgar o cadastro para esse novo perfil de usuário no “Todos no Ônibus”. “O cadastro já está liberado para que os cadeirantes façam uso da ferramenta. Para isso, esse usuário deverá procurar o Consórcio para a atualização de seus dados cadastrais e a validação do CPF, por meio do qual será liberado o acesso para baixar o aplicativo”.
O coordenador da Caped informa que a prefeitura, desde o início dos testes com os cadeirantes, participa da capacitação dos motoristas de ônibus junto com o consórcio Guaicurus, por meio do projeto “Ponto Positivo”. Por meio da Coordenadoria de Apoios às Pessoas com Deficiência, os motoristas recebem palestras para instruí-los sobre a maneira de abordar e embarcar o cadeirante, com segurança e respeito, no transporte coletivo.
Serviço
Consórcio Guaicurus: Rua Visconde de Tauni, nº 318 – Bairro Amambaí (próximo a igreja Perpétuo Socorro)
Horário de atendimento: das 9h às 16h
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 647-0060




















