Calor intenso pode danificar cabos e postes, causando queda de energia e colocando a população em risco. Veja as orientações.
A companhia de fornecimento de energia em quase totalidade de Mato Grosso do Sul, a Energisa, divulgou que incêndios e queimadas são responsáveis por cerca de 13 interrupções de energia elétrica neste ano, afetando quase 5 mil consumidores.
De acordo com o coordenador de Construção e Manutenção da Energisa, João Ricardo Costa Nascimento, o fogo gerado pelas queimadas não afeta só o meio ambiente e a saúde, mas também pode interromper serviços essenciais como o fornecimento de energia. O calor intenso pode danificar cabos e postes, causando queda de energia e colocando a população em risco.
Dados da Energisa MS apontam que em 2023, na área de atuação da empresa, foram registradas 15 ocorrências de queimadas que causaram a interrupção no fornecimento de energia para 15.709 clientes. Este ano, de janeiro até agora, houve registro de 13 ocorrências pela concessionária, interrompendo o fornecimento de energia para 4.823 clientes.
Meteorologia
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a tendência climática para o trimestre julho-agosto-setembro é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso do Sul. Ainda há previsão de dias mais quentes que o normal para o próximo trimestre.
O Cemtec explica que esse panorama climático se dá pela ocorrência da La Niña, um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do Pacífico e que, por consequência, gera mudanças que impactam no regime das chuvas e favorece o surgimento de mais massas de ar frio.
As condições meteorológicas previstas também indicam maior ocorrência de incêndios florestais em comparação ao mesmo período do ano passado.
Para esse período de estiagem prolongada, a Energisa reforça o alerta sobre os riscos de incêndios em matas, terrenos baldios e áreas de pastagens. Nesse tipo de ocorrência, equipes especializadas da concessionária são direcionadas com o apoio do Corpo de Bombeiros, minimizando os impactos relacionados à distribuição de energia, enquanto é feito o trabalho de contenção do fogo pelos especialistas.
Para prevenir possíveis danos à rede de energia elétrica, a companhia reforça algumas orientações:
- Não inicie queimadas para limpar pastagem ou plantio agrícola;
- Evite acender fogueiras, principalmente em locais perto da rede elétrica;
- Quando acender uma fogueira, apague as cinzas com água para que o vento não leve as brasas para matas, terrenos baldios ou lixões;
- Não jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em lixeiras, às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;
- Não queime o lixo doméstico;
- Queimadas próximas às linhas de transmissão são crimes federais previstos no Decreto 2.661, de julho de 1998, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações.
Em caso de incêndios, ligue:
- Corpo de Bombeiros – número 193.
- Se as chamas estiverem próximas à rede elétrica, deve também acionar a Energisa – número 0800 647 0120.