Homem fica em estado grave ao ser picado por cobra em fazenda no interior de MS

299
FOTO DE INSTITUTO BUTANTAN-DIVULGAÇÃO

Um homem de 30 anos foi picado por uma cobra da espécie jararaca em uma fazenda na cidade de Miranda. O caso foi registrado na noite de domingo (21).

Conforme consta, ele foi picado na região do pé e apresentou edema, dor intensa e calafrios, sendo socorrido pelo proprietário da fazenda.

O carro do dono da fazenda foi interceptado na base da PRF (Polícia Rodoviária Federal) pelo Corpo de Bombeiros, que fez a sequência do transporte até o hospital.

Ele chegou a ficar desacordado durante o resgate. A atualização do quadro clínico aponta que ele precisará ser transferido para a Santa Casa de Campo Grande.

A jararaca é a cobra que mais provoca acidentes em humanos no Brasil. O efeito do veneno muda conforme a idade do réptil.

Nos exemplares juvenis, tem ação anticoagulante. Já no caso de jararacas adultas, a ação inflamatória é mais intensa.

Em adultos, os principais sintomas, segundo o Butantan, são dor e inchaço local, além da possibilidade de sangramento em mucosas (como gengivas).

Há ainda o risco de complicações, como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

O que fazer se for picado por uma cobra?

Caso seja picado – não apenas por jararaca, mas por qualquer outra serpente – as recomendações do Instituto Butantan e do Ministério da Saúde são as seguintes:

  • Comparecer imediatamente ao hospital ou centro de saúde mais próximo;
  • O ferimento deve ser lavado com água e sabão e o indivíduo precisa evitar andar ou correr. O ideal é ficar deitado com o membro picado para cima;
  • Não usar torniquetes ou aplicar substâncias por conta própria no local da picada (essas ações podem ter efeito contrário do pretendido e agravar o quadro);
  • Se possível, tirar uma foto da serpente a fim de facilitar a identificação (não se deve tentar capturar a cobra para mostrar ao profissional de saúde);
  • O profissional de saúde fará a avaliação para ver se o indivíduo foi picado por uma serpente peçonhenta. Se for o caso, irá prescrever a dosagem adequada de soro antiofídico;

O Butantan reforça ainda que o soro antiofídico é o único tratamento eficaz contra picadas de serpentes venenosas. Quanto antes for feita a aplicação, sempre com acompanhamento médico, menores são as chances de complicações.