Calor extremo: bloqueio atmosférico pode prolongar onda de calor até dia 10

205
Março deve ser marcado por temperaturas elevadas em grande parte do Brasil

Nova onda de calor marca início de março e temperaturas devem se manter acima da média

Com a transição do verão para o outono, o mês de março será marcado por uma nova onda de calor em várias regiões do Brasil. De acordo com a agência de meteorologia Climatempo, essa será a quinta onda de calor registrada em 2025 e deve persistir durante parte da primeira quinzena do mês.

O fenômeno é provocado por um bloqueio atmosférico, que impede a chegada de frentes frias e mantém o calor intenso. Segundo a previsão, o bloqueio deve ser rompido após o dia 10, com mudanças na circulação dos ventos que permitirão a chegada de frentes frias ao Brasil. Até lá, apenas o extremo sul do país, especialmente a costa do Rio Grande do Sul, será alcançado por frentes frias.

Na segunda quinzena de março, as frentes frias devem avançar para a costa da Região Sudeste, provocando aumento das chuvas e uma leve queda nas temperaturas. Apesar disso, o mês deve encerrar com temperaturas acima da média em algumas áreas do país.

A Climatempo também alerta para episódios de chuva volumosa nas áreas litorâneas do Sul e Sudeste, além de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, principalmente no fim da primeira quinzena. No Norte do país, as pancadas de chuva devem continuar devido à combinação do calor e da alta umidade, com instabilidades tropicais provocando temporais em diversas áreas da região.

A expectativa é de que, com a chegada das frentes frias, as temperaturas se aproximem da normalidade em algumas regiões, ainda que o calor continue predominando na maior parte do país ao longo de março.