18.8 C
Campo Grande
sábado, 5 de julho, 2025
spot_img

MGI alerta Sobre Inscrições Falsas para o Concurso Público Nacional Unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) emitiu um alerta nesta segunda-feira (10) sobre informações falsas relacionadas às inscrições da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A comunicação foi feita por meio das redes sociais oficiais da pasta, advertindo os candidatos sobre tentativas de golpe.

“Fique atento e não caia em golpes! Infelizmente, golpistas estão tentando enganar as pessoas com informações falsas sobre a abertura das inscrições”, afirmou o MGI na publicação. O governo federal deve divulgar um novo edital até o fim de março, especificando as datas oficiais para inscrição. As provas objetivas e subjetivas estão previstas para agosto de 2025.

Primeira edição do CPNU

Na última sexta-feira (7), o MGI homologou os resultados finais dos cargos que não exigem curso de formação. A convocação dos aprovados será realizada pelos órgãos e entidades competentes, incluindo ministérios, agências reguladoras, institutos e autarquias, com previsão para o início entre o fim de abril e começo de maio.

Também na sexta-feira, foram convocados os candidatos para os cursos de formação de nove cargos, com matrículas abertas a partir desta semana. Além disso, o MGI publicou editais com os habilitados para a terceira etapa dos cargos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que exigem prova didática.

A primeira edição do CPNU, também conhecido como “Enem dos Concursos”, registrou 2,1 milhões de inscrições confirmadas. Foram oferecidas 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.

Pela primeira vez no país, os candidatos puderam concorrer a vagas em diferentes órgãos com uma única inscrição. As provas foram aplicadas em 18 de agosto em 228 cidades, permitindo que nenhum candidato precisasse viajar mais de 100 quilômetros para realizar o exame. Aproximadamente 970 mil candidatos compareceram às provas nos dois turnos do certame.

Com a segunda edição do CPNU em andamento, o MGI reforça a importância de buscar informações apenas pelos canais oficiais para evitar golpes e fraudes.

Fale com a Redação