Depois de registrar o abril mais chuvoso da história, com acumulado de 204,8 milímetros, Campo Grande inicia o mês de maio sob a influência de um clima oposto: calor intenso e tempo seco devem predominar ao longo da semana em todo o Mato Grosso do Sul.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o sistema de alta pressão atmosférica que atua sobre o Estado trará estabilidade ao tempo e redução significativa da umidade relativa do ar, que pode ficar entre 25% e 45%. Quando o índice cai abaixo dos 30%, a condição já é considerada estado de atenção para a saúde, com recomendações de hidratação e cuidados com a exposição ao sol.
A previsão para Campo Grande indica dias de manhãs mais amenas e tardes quentes. Nesta segunda-feira (5), a mínima foi de 18ºC e a máxima deve atingir 34ºC. Na terça, os termômetros oscilam entre 20ºC e 33ºC, e na quarta-feira (7), a máxima volta a subir, alcançando 34ºC novamente. A umidade relativa do ar na capital pode chegar a 30% durante a tarde, apesar de começar o dia perto de 80%.
Esse cenário de tempo seco é típico para maio, mês que marca a transição para a estação mais seca nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Ainda assim, o Cemtec aponta possibilidade de chuvas isoladas entre sexta-feira (10) e o final de semana seguinte, especialmente nas regiões centro-sul e oeste do Estado, com acumulados que podem variar entre 20 mm e 55 mm na primeira quinzena do mês.
Interior também enfrenta tempo seco
Em outras cidades do Estado, as temperaturas seguem elevadas. Corumbá deve registrar as máximas mais altas da semana, com 40ºC na terça-feira e 39ºC na quarta, além de umidade relativa do ar crítica, chegando a apenas 20%.
Dourados e Ponta Porã terão mínimas em torno de 18ºC a 19ºC, e máximas entre 33ºC e 34ºC, com umidade entre 30% e 35%. No norte de MS, Costa Rica e Coxim terão calor acima dos 33ºC, com destaque para Coxim, que deve atingir 36ºC no meio da semana.
Já em Cassilândia, Bela Vista e Rio Verde de Mato Grosso, a semana também será marcada por tempo ensolarado e seco, com temperaturas variando entre 20°C e 33°C.
As autoridades alertam para o aumento do risco de problemas respiratórios, desidratação e incêndios florestais devido ao tempo seco. A população deve evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia e reforçar a ingestão de líquidos.