27.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 5 de maio, 2025
spot_img

Proficiência no Ensino Médio estadual atinge nível inédito em Mato Grosso do Sul

Resultado foi obtido no último levantamento do SAEMS realizado em 2024 e destaca a melhora na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática.

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) alcançou um importante resultado em 2024: o melhor índice da história da Rede Estadual na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na etapa do Ensino Médio. Os dados são do último levantamento do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS).

Entregues para a equipe da SED (Secretaria de Estado de Educação) no final deste mês de abril, os números foram apresentados para a equipe técnica da pasta ao lado de dirigentes municipais de Educação e destacou a evolução dos indicadores apresentados pelo CAED/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora).

Na edição de 2024, mais de 35 mil estudantes da Rede Pública foram avaliados, com a participação de estudantes matriculados em turmas de 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino.

Os resultados apresentaram avanços nos dois componentes avaliados, observando a proficiência de acordo com cada etapa. Na REE/MS, em comparação com o ano anterior (2023), foram observados crescimentos de até 18 pontos em Língua Portuguesa e 14 pontos em Matemática.

“Esses números reforçam o sucesso do trabalho realizado pela nossa equipe e, em especial, pelas nossas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Hoje estamos entregando resultados e olhando para frente, com foco na aprendizagem. Seguimos com importantes investimentos em infraestrutura, formação continuada e valorização dos nossos profissionais, além da modernização dos espaços e aquisição de novos equipamentos para nossas escolas. Temos muito trabalho pela frente e esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher.

Ensino Médio REE

Proficiência no Ensino Médio estadual atinge nível inédito em Mato Grosso do Sul

Os resultados do Ensino Médio foram obtidos com base em comparativos de 2023 e 2024, observando a proficiência dos estudantes nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, considerando escala de proficiência adequada ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Em Língua Portuguesa, o desempenho do 1º ano foi de 244 pontos, 11 pontos a mais com relação ao ano anterior. Já o 2º ano foi de 249 pontos, aumento de 14 pontos na proficiência.
No componente de Matemática, o resultado do 1º ano passou de 232 pontos, em 2023, para 244 pontos em 2024. Já o 2º ano passou de 237 para 248 pontos, considerando o mesmo período.

Avanço de um ano para o outro

Ainda de acordo com o levantamento do SAEMS, também foi possível observar a progressão das médias nas turmas de 2º para o 3º ano do EM, considerando os resultados obtidos em 2023 e 2024.

Em 2023, no componente de Língua Portuguesa, a média das turmas de 2º ano do EM foi de 235 pontos. Já em 2024, a média observada nas turmas de 3º ano passou para 253, um aumento de 18 pontos em relação à avaliação anterior.

No componente de Matemática o aumento também ocorreu. Em 2023, as turmas de 2º ano tiveram média de 237 pontos. Em 2024, o resultado passou para 251 pontos, na avaliação realizada com os estudantes de 3º ano.

SAEMS

Proficiência no Ensino Médio estadual atinge nível inédito em Mato Grosso do Sul

O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul, conhecido pela sigla SAEMS, foi criado com a finalidade de avaliar e de melhorar continuamente a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica de MS, a ser operacionalizado pela Secretaria de Estado de Educação.

Ele consiste em um sistema de avaliação externa em larga escala, por meio da produção e da disponibilização de dados e de informações sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
O SAEMS visa gerar dados e informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na Rede Pública de Ensino de MS, para subsidiar os gestores no monitoramento das políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino.

Fale com a Redação