PMA flagra desmate ilegal e apreende 25 kg de pescado irregular no interior de MS

113
(Foto: Divulgação/PMA)

A Polícia Militar Ambiental (PMA) intensificou as fiscalizações no interior de Mato Grosso do Sul neste fim de semana, dentro da Operação Meio Ambiente Seguro. As ações resultaram na autuação de um empresário por desmatamento ilegal no município de Caracol, além da apreensão de pescado irregular na região de Coxim.

No sábado (24), policiais da unidade de Bela Vista flagraram um empresário de 36 anos explorando vegetação nativa sem autorização ambiental em um assentamento na zona rural de Caracol. No local, foram identificados o corte e o processamento de 84 árvores nativas das espécies aroeira, ipê, canafístula, angico e castelo. Parte da madeira estava sendo utilizada na construção de uma varanda na propriedade.

Diante da infração, o responsável foi autuado administrativamente e recebeu multa no valor de R$ 25,2 mil. O material foi apreendido e o empresário responderá também por crime ambiental.

A operação, que segue ativa, concentra-se em regiões sensíveis da Bacia do Rio Paraguai, incluindo os municípios de Coxim, Rio Negro e São Gabriel do Oeste. As ações, que envolvem patrulhamentos terrestres, barreiras e fiscalização fluvial, têm como objetivo combater crimes contra a fauna e proteger os recursos naturais, especialmente em áreas de pesca.

Durante uma vistoria no pesqueiro Doce Ilusão, em Coxim, a PMA apreendeu 25 quilos de pescado armazenado de forma irregular, sem documentação de origem. Foram encontrados um exemplar da espécie cachara, oito quilos de filé de jaú e doze quilos de pescado cortado (cabeça e dorso) também da espécie jaú. O responsável pelo local foi multado em R$ 1,5 mil.

De acordo com a PMA, a Operação Meio Ambiente Seguro seguirá até o próximo mês, com reforço na fiscalização aos fins de semana e foco na prevenção e repressão de práticas ilegais, como a pesca predatória, o armazenamento irregular de pescado e o desmatamento sem licença.