Anac suspende transporte aéreo dos Correios por descumprimento de normas

270
O avião da Total Cargo pegou fogo e fez pouso forçado em SP no mês de Novembro de 2024 (Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a suspensão de todas as operações de transporte aéreo dos Correios a partir desta quarta-feira (4). A medida foi tomada após a constatação de que a estatal não cumpriu as normas referentes ao transporte de produtos perigosos, como baterias de íon lítio.

De acordo com informações divulgadas pelo Portal UOL, a decisão afeta diretamente as operações das empresas Sideral Linhas Aéreas e Total Linhas Aéreas, que são atualmente as únicas responsáveis pelo transporte de cargas dos Correios no modal aéreo.

As baterias de íon lítio são consideradas materiais de alto risco no transporte aéreo por serem altamente inflamáveis, o que exige rigor no cumprimento de normas de segurança.

Até o momento, nem os Correios nem as empresas aéreas afetadas se pronunciaram oficialmente sobre a suspensão. A Anac informou que as operações permanecerão suspensas até que sejam comprovadas as adequações necessárias às normas de transporte de cargas perigosas.

O impacto da decisão pode gerar atrasos significativos nas entregas de encomendas em todo o país, especialmente aquelas que dependem do transporte aéreo para chegar a destinos mais distantes.

O caso segue em acompanhamento pela Anac e demais autoridades responsáveis pela segurança da aviação civil no país.