O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (27) que o país está disposto a participar de uma nova rodada de negociações de paz com a Ucrânia. A reunião poderá ocorrer em Istambul, na Turquia, embora o local e o horário ainda não tenham sido oficialmente definidos.
“Concordamos que, após a conclusão desta etapa, realizaremos uma terceira rodada de negociações. Em geral, estamos prontos para isso, mas precisamos concordar sobre o local e o horário”, declarou Putin.
O líder russo reconheceu que persistem grandes diferenças entre as propostas apresentadas por Moscou e Kiev nas negociações anteriores, mas expressou otimismo quanto à retomada do diálogo. “Esperamos que a continuidade das conversas ajude a diminuir essa diferença”, afirmou.
Segundo Putin, o tema central do próximo encontro deve ser a discussão de memorandos elaborados por ambas as partes. “E qual será o assunto da reunião? O assunto, na minha opinião, deveria ser a discussão de memorandos, de ambas as partes”, avaliou.
Além das tratativas diplomáticas, o presidente russo destacou que a Rússia está pronta para devolver os corpos de mais 3 mil soldados ucranianos mortos no conflito. De acordo com ele, mais de 6 mil corpos já foram repatriados ao longo da guerra.
As declarações ocorrem em meio a um cenário ainda tenso entre os dois países, mas com esforços pontuais de mediação internacional visando a redução das hostilidades e a busca por um cessar-fogo duradouro.