O Inter de Milão, da Itália, não foi pálio para a força gigantesca do Fluminense e caiu na tarde desta segunda-feira (30) nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O Tricolor das Laranjeiras venceu por 2 a 0, com gols de Cano e Hércules, curiosamente marcados no início e no final do jogo, respectivamente.
O Flu é o segundo time brasileiro garantido nas quartas de final da competição, o outro foi o Palmeiras, que derrotou o Botafogo por 1 a 0 no sábado (28). Os dois times podem se enfrentar em uma eventual semifinal, mas para isso é preciso antes passarem pela próxima fase, que terá duros adversários.
No caso do Fluminense, o próximo desafio virá do duelo entre Manchester City, da Inglaterra, e Al-Hilal, da Arábia Saudita, que jogam logo mais, às 22h (horário de Brasília). O confronto será na sexta-feira (04), às 16h. No mesmo dia, acontece o jogo entre Palmeiras e Chelsea, às 22h.
O jogo
Em jogo de alta intensidade desde o apito inicial, o Fluminense abriu o placar logo em sua primeira chegada ao ataque. Aos 4 minutos, a equipe subiu a marcação, Martinelli recuperou a bola e deixou com Jhon Arias, que avançou pela direita e cruzou na área. Após desvio, Germán Cano, de cabeça, balançou a rede em seu 200º jogo pelo clube.
Após minutos de partida equilibrada, com consistência defensiva tricolor, a equipe voltou a levar grande perigo aos 29 minutos. Arias recebeu de Cano e bateu colocado, o goleiro espalmou e, no rebote, Samuel Xavier finalizou rente à trave. O Tricolor ainda voltou a estufar a rede aos 39, com Ignácio após linda tabela de cabeça entre Thiago Silva e Renê, mas o impedimento foi assinalado pelo VAR.
O time passou a controlar as ações, com paciência e troca de passes. Foi assim que Arias voltou a aparecer em mais duas ocasiões nos minutos finais. Primeiro, em chute de esquerda que passou por cima do travessão. Depois, em conclusão desviada pela zaga.

A primeira oportunidade da segunda etapa também saiu de uma tabela da dupla Jhon Arias e Germán Cano. Aos 9 minutos, o colombiano levantou na área e a bola ficou com o argentino, que ajeitou e bateu pela linha de fundo.
A dupla seguiu se destacando ao protagonizar mais duas oportunidades. Após cobrança de lateral, Cano fez o corta-luz e Arias mandou uma bomba, exigindo grande defesa de Sommer aos 15. Aos 17, o camisa 14 observou o goleiro adiantado e tentou de cobertura, mas o arqueiro se recuperou e ficou com a posse.
A partida manteve a intensidade do primeiro tempo, com destaque para o goleiro Fábio no campo de defesa. No campo de ataque, o Tricolor se aproximou de ampliar o placar com Lima, aos 38 minutos, quando Everaldo avançou pela direita e tocou para Arias, que rolou para o meia mandar por cima do travessão.
Mas o segundo gol se concretizou através dos pés de Hércules, já nos acréscimos. Samuel Xavier cobrou lateral, a bola passou por todo mundo e sobrou com o volante, que dominou, invadiu a área e bateu no cantinho, garantindo a vitória tricolor.