Um carregamento composto por 25 mil litros de éter foi apreendido em Corumbá. O líquido é usado para cristalizar a cocaína. O flagrante aconteceu durante ação conjunta entre a Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Militar.
Não há detalhes sobre a ocorrência, nem mesmo quando aconteceu. A única informação existente é de que a carreta vinha sendo monitorada pelo setor de inteligência da PF até ser abordada e o motorista, de 36 anos, preso em flagrante.
Ainda segundo a nota, o total de éter apreendida seria capaz de processar pelo menos 25 toneladas de cocaína pura, o que resultaria em aproximadamente 75 toneladas da drogas, após todo o processo de adulteração realizado pelos criminosos.
Exportações de produtos químicos para drogas caiu

A Receita Federal informou que mantém, há quatro anos, um monitoramento rigoroso das exportações de produtos químicos para a Bolívia, com foco especial em substâncias que servem de precursores no refino de entorpecentes.
Entre os resultados desse controle, destaca-se a redução drástica na exportação legal de acetato de etila (um solvente também empregado para o refino de cocaína), que chegou a 2,8 milhões de litros por ano, mas caiu para 56 mil litros em 2024.