Com a chegada do inverno, a dinâmica de consumo na Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) muda: enquanto o consumo de frutas registra queda, a procura por legumes e verduras aumenta significativamente.
Segundo Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa, a demanda por hortaliças como abóbora, cenoura, batata, além de temperos frescos como salsinha, cebolinha e coentro, cresce nesta época do ano. “Essas hortaliças são ingredientes essenciais para o preparo de sopas e caldos, pratos muito apreciados pela população durante os dias mais frios”, comenta Begena.
A tendência de maior consumo de legumes é confirmada pelos empresários do mercado. Na JS Saraíva, por exemplo, a batata-doce é um dos produtos mais procurados, além da moranga, abóbora comum, cabotiá e alho. De acordo com o vendedor Edson Carlos, as vendas aumentam cerca de 30% durante o inverno. “No frio, os clientes preferem uma alimentação mais reforçada, com condimentos e legumes cozidos, como os que comercializamos”, explica.
Já no setor de frutas, o inverno impõe desafios aos comerciantes. Wandré Barbosa, proprietário da WB Bananas, afirma que a qualidade das frutas pode ser afetada pelas baixas temperaturas e doenças nas regiões produtoras. “Apesar da queda no consumo, conseguimos manter a qualidade e atender os clientes, especialmente os que não abrem mão da banana”, afirma.
Para o consumidor, o inverno é também uma oportunidade para comprar frutas que têm preços mais baixos nesta estação, como a melancia. Ruan Carlos Souza, gerente da WR Hortifruti, revela que o preço do quilo da melancia está em média R$ 1,50 na Ceasa. “Por ser uma fruta refrescante, seu consumo cai em torno de 70% no inverno, o que nos leva a reduzir os preços para estimular as vendas”, explica.