Campo Grande recebe, entre os dias 11 e 13 de julho, a 14ª edição das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, maior evento estudantil de paradesporto do estado. A competição reúne 350 atletas de 17 municípios, número recorde que demonstra o crescimento e a consolidação do paradesporto sul-mato-grossense.
A cerimônia de abertura será realizada nesta sexta-feira (11), às 18h30, no Eco Hotel do Lago, na Rua Bom Retiro, nº 1.098. As disputas começam em seguida, com competições em modalidades como atletismo, bocha, tênis de mesa e badminton.
Atletas de 17 cidades
Estudantes-atletas das cidades de Alcinópolis, Amambai, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas estarão representando seus municípios na competição.
Segundo a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), responsável pela organização do evento, a seletiva estadual serve como classificatória para as Paralimpíadas Escolares nacionais, que serão realizadas em São Paulo, em duas etapas: de 17 a 22 de novembro e de 24 a 29 de novembro.
Valorização do paradesporto
Para Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, o evento tem papel fundamental na valorização do esporte inclusivo. “As Paralimpíadas Escolares de MS são a principal seletiva para a etapa nacional, o maior evento paradesportivo escolar do mundo. Este crescimento da participação demonstra o fortalecimento do paradesporto em nosso estado”, afirmou.
A competição não apenas revela novos talentos para o cenário esportivo nacional, como também promove a inclusão, superação e o desenvolvimento social por meio do esporte.
A entrada para assistir aos jogos é gratuita, e a organização convida a população a prestigiar os atletas e apoiar a causa do esporte para todos.