Representando o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Flávio Kayatt, a diretora de Gestão de Pessoas, Elaine Góis, compôs a mesa de abertura do 4º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público, realizado em 15 e 16 de julho, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
Promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o encontro reúne profissionais de gestão de pessoas de diversos órgãos públicos para debater tendências, estratégias e soluções inovadoras voltadas à modernização dos processos, ao incremento da produtividade e ao fortalecimento da cultura de alta performance no serviço público estadual.
Na conferência inaugural, “Modernização do Estado: Estratégias para uma gestão pública mais eficiente”, a professora da FGV Vera Monteiro ressaltou que a gestão de pessoas deve ser pauta permanente e prioritária na administração pública. “O setor de gestão de pessoas não é apenas um ambiente de folha de pagamento, mas sim de estratégia para valorização da força de trabalho”, afirmou.
Representando o TCE-MS, a diretora de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis, ressaltou que investir no capital humano é essencial para a eficiência governamental. “A gestão de pessoas é o coração da administração pública moderna, quanto mais capacitamos nossos servidores, maior valor entregamos à sociedade”, destacou, acrescentando que as temáticas discutidas convergem com o Programa de Valorização do Servidor, desenvolvido pelo Tribunal.
A programação contempla palestras de especialistas de renome nacional sobre inovação, comunicação institucional, saúde mental, neuroliderança, combate ao assédio, gestão estratégica de pessoas, modernização da administração pública e políticas de equidade étnico-racial e de gênero. Entre os conferencistas estão o historiador Leandro Karnal, a filósofa Djamila Ribeiro, a jornalista Valéria Almeida, o especialista em neuroliderança Rafael Nunes, e o pesquisador Genesson Honorato.
Também participaram do encontro a chefe da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, Tatiana Bazan, e servidores que fazem parte do Diretoria de Gestão de Pessoas do TCE-MS