O Dispositivo Intra-Uterino (DIU), que tem 99% de eficácia para evitar uma gravidez indesejada, está disponível para ser inserido em 26 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Campo Grande (confira a lista no final do texto).
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), mais de 1,4 mil dispositivos, que têm duração média de 10 a 12 anos, foram implantados nas unidades básicas e nos serviços especializados em 2024.
“O dispositivo é disponibilizado para todas as mulheres em idade fértil com o desejo pelo planejamento reprodutivo”, explica a responsável pela área técnica de saúde da mulher, Alecsandra Fernandes.
O médico da família e comunidade, Cyro Mendes, explica que o DIU pode ser inserido em mulheres de qualquer idade, desde que certificado que não exista risco de gestação naquele momento.
“O maior critério para colocação do dispositivo no SUS é a manifestação da vontade da cidadã e uma análise profissional de possíveis situações que não indicam o uso do dispositivo”, detalhou.
O equipamento está disponível em diversas unidades de saúde da atenção primária e na rede especializada própria da Prefeitura de Campo Grande, totalizando mais de 30 locais aptos para atender as mulheres que desejem adotar esta medida contraceptiva.
“A principal vantagem do DIU é o tempo de duração e o fato de ser um dispositivo de ação localizada, o que significa que independe da ação da usuária para ser eficaz”, complementa o médico.
“Ainda temos regiões da cidade em que há índices altos de gravidez na adolescência e sabemos que é função da saúde pública o fornecimento de métodos eficazes e seguros para prevenir gestações indesejadas”.
Na última semana, o Governo Federal publicou duas resoluções que garantem a oferta de implante subdérmico para mulheres e adolescentes que buscam evitar uma gravidez indesejada, contudo, há um prazo de 180 dias para que o projeto entre em vigor.
Onde encontrar?
A mulher que deseje fazer a colocação do DIU deve procurar a unidade de saúde de referência da região onde mora e informar o seu desejo.
Algumas USFs possuem grupos de planejamento reprodutivos e fazem a inserção dos dispositivos, naquelas onde não há o profissional capacitado para tal procedimento, a paciente é encaminhada para a rede especializada, onde dá continuidade ao acompanhamento com equipe multiprofissional.
O DIU está disponível nas seguintes unidades de saúde da atenção primária:
- USF 26 de Agosto
- USF Dona Neta
- USF Dr. Antônio Pereira (Guanandi)
- USF Popular
- USF Buriti
- USF Silvia Regina
- USF Jardim Presidente
- USF Coronel Antonino
- USF Jockey Club
- USF Oliveira
- USF São Conrado
- USF Vila Cox
- USF Jardim Aeroporto
- USF Itamaracá
- USF Cristo Redentor
- USF Estrela Dalva
- USF Los Angeles
- USF Macaúbas
- USF Jardim Centenário
- USF Moreninhas
- USF Nova Lima
- USF Azaléia
- USF Sírio Libanês
- USF Botafogo
- USF Vila Fernanda
- USF Zé Pereira