Alvo de incontáveis críticas, posts e até vídeos feitos com drones, a Praça dos Imigrantes, no centro de Campo Grande, deve passar por uma revitalização completa nos próximos meses. Pelo menos é essa a proposta da Prefeitura Municipal, ou alternativa encontrada para responder aos questionamentos sobre o abandono do espaço, conhecido por abrigar a Feira Permanente do Artesão.
Na quinta-feira (24), foi publicado no Diário Oficial do Município (Diogrande) o edital de licitação para contratar a empreiteira responsável pelo projeto, que na ilustração traz contornos de modernização e acessibilidade.
Está prevista a reforma total dos quiosques, banheiros e da lanchonete. Na novidade, será criada uma copa para os artesãos, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais e nova urbanização, com áreas de circulação mais amplas e acessíveis.
Conforme consta, a licitação será por concorrência pública, ou seja, vence quem apresentar a proposta de menor valor. As empresas interessadas devem entregar suas propostas até as 7h59 do dia 8 de agosto.
Localizada entre as ruas Joaquim Murtinho, Barão do Melgaço e Rui Barbosa, a Praça dos Imigrantes já foi um local de grande circulação de pessoas, com shows gratuitos e feira de produtos artesanais, mas está abandonada há muitos anos.
Segundo a Prefeitura, essa retomada ocorre após a rescisão do contrato com a empresa que iniciou a reforma em 2023. De lá para cá, parte da estrutura foi depredada, exigindo revisão técnica, atualização da planilha de custos e ajustes no projeto.