24.8 C
Campo Grande
sábado, 2 de agosto, 2025
spot_img

Capital recebe ação educativa para motociclistas após alta de acidentes no trânsito

Com uma média de uma vítima por hora em Mato Grosso do Sul, Detran-MS promove campanha com curso gratuito de pilotagem segura

Diante do crescimento alarmante no número de sinistros envolvendo motociclistas, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) realiza, neste domingo (27), a segunda edição da campanha educativa “Em Duas Rodas, Eu Escolho Segurança”, em Campo Grande. A ação ocorre das 8h às 12h, no Parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, com uma série de atividades voltadas à conscientização dos condutores de motocicletas, ciclomotores e bicicletas.

O destaque da programação é o curso gratuito de Pilotagem Segura, ministrado pelo grupamento Motosocorro, do Corpo de Bombeiros de MS. A formação inclui conteúdo teórico e prático, com orientações essenciais para quem circula em duas rodas. Para participar, é necessário realizar inscrição antecipada por este link.

Alta nas ocorrências em Campo Grande

Segundo levantamento da Gerência de Análise e Estatística de Trânsito do Detran-MS, somente nos primeiros sete meses de 2025, Campo Grande já contabilizou 2.324 sinistros com motocicletas, resultando em 4.861 vítimas — número que representa 83% das mortes no trânsito da capital neste ano. Ao todo, foram 26 mortes de motociclistas até julho, das 31 registradas em sinistros de trânsito no município.

Com uma frota de aproximadamente 370 mil motocicletas, Campo Grande é o município com maior número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo no estado. A realidade local reflete a situação do restante de Mato Grosso do Sul, que registrou, entre 2021 e 2025, 36.146 sinistros com motociclistas e 66.746 vítimas, uma média de 8 mil ocorrências por ano. O número de vítimas cresceu 25% entre 2021 e 2024.

“Estamos diante de uma questão de saúde pública, que combatemos há bastante tempo, em parceria com diversos órgãos, mas ainda precisamos intensificar nossas ações”, afirma a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo. Segundo ela, os acidentes geram não apenas perdas humanas, mas também impacto ao sistema de saúde, com longas internações, cirurgias e sequelas irreversíveis.

Interior também preocupa

Além das grandes cidades, municípios menores também registram crescimento significativo. Em Mundo Novo, por exemplo, os sinistros com motociclistas aumentaram 211% entre 2021 e 2024. O município passou de 9 ocorrências em 2021 para 28 em 2024 — e já soma 12 casos em 2025, até julho.

A campanha educativa em Campo Grande busca reverter esse cenário com informação, prevenção e capacitação. A expectativa é de que ações como esta contribuam para reduzir acidentes e preservar vidas nas vias do estado.

Fale com a Redação