Com 11.427 registros de violência doméstica contra mulheres e meninas somente neste ano em Mato Grosso do Sul, o enfrentamento da violência de gênero entra em pauta no dia 31 de julho, próxima quinta-feira, durante o seminário “Combate à violência contra as mulheres e meninas é da nossa conta”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).
O evento acontece no plenário do TCE, em Campo Grande, a partir das 8h, e tem como objetivo fomentar o debate, a troca de experiências e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e à garantia dos direitos das mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa é voltada a profissionais da rede de proteção — como equipes multidisciplinares, coordenadores de políticas públicas e gestores municipais —, além de interessados na temática. A proposta é consolidar estratégias eficazes de combate à violência, promovendo a ruptura do ciclo de agressões que atinge milhares de mulheres todos os anos.
Programação
A abertura oficial será às 8h com a presença do presidente da Corte de Contas, conselheiro Flávio Kayatt. Às 9h, a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno Nunes, fará a palestra “Desafios para a formulação de planos de segurança voltados ao enfrentamento da violência doméstica no nível local”.
Às 10h30, a ex-ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, ministra a palestra “Violência contra as mulheres e meninas: entre os desafios e a esperança”, trazendo reflexões sobre avanços e retrocessos na área.
No período da tarde, às 14h, a desembargadora Jaceguara Dantas, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, e a conselheira Patrícia Sarmento dos Santos, do TCE-MS, conduzem uma mesa-redonda sobre “Diálogo Institucional com Gestoras Municipais”.

Compromisso com a equidade
O seminário integra o compromisso institucional do TCE-MS com a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento da rede de proteção às vítimas de violência doméstica. A expectativa é que o encontro contribua para a articulação entre instituições públicas e sociedade civil, garantindo mais eficácia nas ações de enfrentamento.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), neste link.