Após um sábado (2) marcado por umidade muito baixa, com índices semelhantes aos do deserto do Saara, Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma mudança significativa no clima a partir deste domingo (3).
Conforme o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a chegada de uma frente fria, combinada ao transporte de ar quente e úmido, provocará aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas, incluindo tempestades localizadas com raios e rajadas de vento que podem ultrapassar 60 km/h.
O avanço dessa frente fria, junto ao deslocamento de cavados e áreas de baixa pressão, favorece a formação de instabilidades sobre a região. As maiores precipitações, com acumulados superiores a 30 mm, são esperadas para as regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado.
No sábado, o tempo foi firme em todo o Estado devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que manteve a umidade relativa do ar muito baixa — variando entre 12% e 35%, com alguns pontos apresentando índices próximos aos do deserto do Saara (14% a 20%).
Diante disso, o Cemtec recomenda medidas preventivas como umidificar ambientes, ingerir líquidos regularmente e evitar a exposição solar nos horários mais quentes e secos do dia.
As temperaturas no Estado tiveram grande amplitude, com mínimas de 11°C e máximas que chegaram a 32°C. Em Campo Grande, a mínima foi de 16°C e a máxima de 33°C.
Com a chegada da frente fria neste domingo, a tendência é de temperaturas mais amenas para a próxima semana, principalmente no período da manhã. A variação térmica prevista para Mato Grosso do Sul ficará entre 14°C e 32°C.
Na Capital, a mínima deve permanecer em 16°C, enquanto a máxima não deve ultrapassar os 30°C.