27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de agosto, 2025
spot_img

Na Tribuna, administrativos da educação municipal pedem apoio por valorização

Na Tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, dia 14, Jorge Aparecido Martins Dantas, presidente da Comissão dos Servidores Administrativos da Educação Municipal de Campo Grande, fez um pedido de socorro aos vereadores para que a prefeitura garanta mais valorização aos profissionais. Eles reclamam que o salário está defasado há décadas, situação agravada pela falta de reposição da inflação nos últimos cinco anos.

“Estamos passando fome e vergonha perante à sociedade por não conseguirmos pagar as nossas dívidas, os nossos compromissos, suprirmos nossas necessidades mais básicas por conta de um salário abaixo do mínimo”, afirmou Dantas. Ele afirmou que Campo Grande faz isso há décadas e acrescentou que não há nenhum ajuste salarial há mais de cinco anos. “As outras gestões ainda pagavam o aditivo da inflação, mas essa gestão nem isso”.

Ele acrescentou que “a categoria vem sendo desvalorizada, sendo desprestigiada”, mesmo com todas as obrigações sendo devidamente cumpridas. ”Queremos pedir socorro à prefeita e a essa Casa. Somos trabalhadores, pais e mães educados, cumpridores dos nossos deveres. Nosso cargo está sendo muito bem desempenhado. Não justifica essa desvalorização”, argumentou.

Dantas acrescentou ainda que os administrativos não são chamados para as formações que ocorrem nas escolas. “Estamos perdendo nossa dignidade com nosso salário, mas com essas situações perdendo também reconhecimento do nosso valor profissional”. O convite para o representante da categoria falar na Tribuna foi feito pelo vereador Marquinhos Trad.

O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, ressaltou a importância do planejamento na gestão para atingir os objetivos. “Nessa Casa, os senhores têm nosso apoio. Hoje estamos abrindo esse espaço na Tribuna Participativa para vocês manifestarem diante de toda a cidade o que tem afligido vocês nas carreiras”, afirmou. Ele afirmou que muitos vereadores militam há anos em relação aos cargos administrativos da prefeitura e sugeriu a possibilidade de reativar a comissão, existente na legislatura anterior, para  reativar o diálogo permanente com a prefeitura sobre a valorização e as demandas dos servidores.

O vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, esclareceu que a Casa de Leis não pode apresentar um projeto de lei para garantir esse aumento aos servidores, por se tratar de atribuição de iniciativa do Executivo. “Mas, o Executivo mandando para a Câmara, nós podemos votar sim. Tem que resolver isso, buscar uma solução junto ao Executivo”, afirmou o vereador, lembrando a importância de assegurar o plano de carreiras a esses servidores.

Fale com a Redação