20.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 21 de agosto, 2025
spot_img

AGEMS avança na construção do Plano Diretor do Transporte Intermunicipal de Passageiros

Com reconhecidos avanços normativos e investimento em ciência de dados nos últimos quatro anos, a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) executa mais uma importante etapa de construção do Plano Diretor do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso do Sul.

AGEMS avança na construção do Plano Diretor do Transporte Intermunicipal de Passageiros

A elaboração da ferramenta estratégica é conduzida pela Agência e contará com a contribuição de especialistas em mobilidade e planejamento, que estão em Campo Grande para visitas técnicas, levantamentos de campo e alinhamento do plano de trabalho.

O presidente Carlos Alberto de Assis destaca que a elaboração do Plano Diretor representa “uma grande entrega da AGEMS ao Estado” e reforça que o objetivo é disponibilizar um sistema de transporte equilibrado, eficiente e com preços justos para a população.

“Queremos entregar o melhor. Com conhecimento e capacidade técnica, vamos fazer o melhor produto para o transporte intermunicipal”, afirma.

Ao receber profissionais consultores que irão trabalhar junto com a equipe da Diretoria de Transportes, Assis enumerou avanços já atingidos nos últimos quatro anos, como a aprovação do Marco Legal do Transporte de Passageiros em Mato Grosso do Sul, que demandava por uma lei desde a criação do Estado, e o gradativo investimento dos operadores em novos veículos, fazendo reduzir a idade média da frota

AGEMS avança na construção do Plano Diretor do Transporte Intermunicipal de Passageiros

Inteligência de dados

Dando início ao plano de trabalho, a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, apresentou aos especialistas de apoio um panorama técnico do setor no Estado.

“A AGEMS hoje dispõe de uma base robusta de dados minerados, reunidos no Centro de Integração Técnica e Inteligência, incluindo o sistema de Gestão Monitora, o rastreamento de mais de 700 veículos e o aplicativo MS TRIP, que oferecem informações consistentes para a atual operação e uso do serviço e também subsidiar a elaboração do Plano Diretor”, pontuou.

O Bilhete de Passagem Eletrônico (BP-e) é mais instrumento valioso para esse planejamento.  A Agência Reguladora de MS foi pioneira em um modelo de cooperação com a Secretaria de Fazenda para compartilhamento de dados BP-e, tendo acesso a informações fiscais de venda de passagens que são elementos importantes para a regulação.

AGEMS avança na construção do Plano Diretor do Transporte Intermunicipal de Passageiros

Mobilidade e desenvolvimento

AGEMS avança na construção do Plano Diretor do Transporte Intermunicipal de Passageiros

O novo desenho do Sistema TRIP/MS olha o presente e o futuro. “NA construção desse Plano Diretor, devemos considerar todas as transformações em andamento no Estado, como o crescimento regional impulsionado por novos polos industriais, a exemplo do setor de celulose no leste de Mato Grosso do Sul”, citou.

O grupo de especialistas, com experiência em planejamento urbano e transportes em diversas cidades brasileiras e também em países da América do Sul e da África, participa como apoio técnico no desenvolvimento do Plano Diretor.

A engenheira civil Carmem Bueno, que integra a equipe, explicou que o trabalho envolve compreender como o usuário se desloca hoje e avaliar se os serviços estão em sintonia com a demanda real.

“Nosso foco é entender a realidade local, observar o que o passageiro utiliza e criar as bases para que os operadores tenham condições de oferecer o melhor serviço”, destacou.

O grupo de trabalho é formado por técnicos da AGEMS das da Câmara de Regulação Econômica e Câmara Técnica de Transportes e do CITI. A partir das reuniões iniciadas nesta semana, um extenso cronograma técnico de atividades vai ser implementado, guiando a construção do Plano Diretor até a sua consolidação, planejada para o fim deste ano.

L

Fale com a Redação