23.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 20 de agosto, 2025
spot_img

Prefeitura de Dourados começa adequar escolas municipais às regras de segurança

A Prefeitura de Dourados vai adequar todas as escolas municipais e centros de educação infantil às mesmas regras de segurança contra incêndio que são cobradas dos estabelecimentos particulares de ensino. Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação se reuniu com a equipe do Corpo de Bombeiros para tratar da regularização.

“Essa medida atende determinação do prefeito Marçal Filho que constatou que as escolas municipais não contavam com um esquema de segurança capaz de proteger integralmente as crianças que ficam sob a tutela do prefeitura no horário de aula”, explica Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.

Durante a reunião, que ocorreu no Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM) de Dourados, o secretário deixou claro que o objetivo é garantir que todas as unidades de ensino cumpram os requisitos de segurança contra incêndio e pânico estabelecidos pela legislação. Estiveram presentes o secretário de Educação, Nilson Francisco, sua equipe técnica e a comandante Tenente-Coronel QOBM Cláudia Karoline Rodrigues Ribeiro.

As instituições trabalharão em conjunto para verificar a situação de cada escola, identificar as necessidades de adequação e implementar as medidas corretivas necessárias. A regularização envolve a análise detalhada das instalações e dos sistemas de prevenção e combate a incêndio, inclusive a manutenção dos extintores de incêndio e demais ferramentas capazes de garantir a segurança tanto dos estudantes quando dos professores e administrativos.

O secretário de Educação destaca a importância da iniciativa. “Estamos nos antecipando, trabalhando na prevenção aos incidentes ou sinistros”, explicou. “Quando um pai ou mãe entregam uma criança para a gente, ele espera que seu filho fique em segurança, protegido e sem correr qualquer risco, de forma que não podemos permitir que a escola não esteja preparada para agir em caso de incêndio ou qualquer outra ocorrência que gere pânico”, ressaltou Nilson Fransciso.

As unidades de ensino serão todas vistoriadas e passarão por análise de risco antes de receberem os planos de prevenção. “A ação visa garantir a segurança de alunos, funcionários e de toda a comunidade escolar, reduzindo os riscos de acidentes”, enfatizou o secretário. “A parceria com o Corpo de Bombeiros é fundamental para assegurar que as escolas estejam preparadas para agir em situações de emergência”, finalizou Nilson Francisco.

Fale com a Redação