No aniversário de Campo Grande, o presidente da Fiems, Sérgio Longe, destacou a importância da capital sul-mato-grossense para o desenvolvimento econômico e industrial do Estado.
Para Longen, a data é motivo de celebração e reconhecimento. “Há 126 anos nascia nossa Campo Grande, bela, enorme e que hoje é uma das melhores capitais do Brasil para se viver. Em nome da indústria, que vem se fortalecendo em todo o Estado, eu desejo parabéns a todos os campo-grandenses.
Atualmente, Campo Grande ocupa uma posição de destaque na atividade industrial. Segundo dados do Observatório da Indústria da Fiems, são mais de 2.800 estabelecimentos industriais ativos, o que representa 35% de todas as indústrias em operação em Mato Grosso do Sul.
No setor da indústria da transformação, são 1.324 empresas atuando em mais de 20 segmentos, que vão da fabricação de alimentos, bebidas e laticínios à confecção, vestuário, gráfica, produtos de metal, plástico, artefatos de concreto e móveis. Já a indústria da construção reúne 1.465 empresas voltadas para obras de infraestrutura, construção de edifícios e serviços especializados. Além disso, a cidade ainda conta com 73 empresas nos serviços industriais de utilidade pública e outras 14 na indústria extrativa mineral.
Esse dinamismo se reflete também na geração de empregos: são quase 43 mil trabalhadores com carteira assinada, o que corresponde a 25% de toda a mão de obra formal do setor industrial do Estado. O setor ainda responde por uma produção de riqueza anual (PIB) superior a R$ 4,35 bilhões, valor que cresceu mais de 30% na última década.
No comércio exterior, a indústria campo-grandense também se destaca. Apenas no último ano, as exportações de produtos fabricados na capital ultrapassaram US$ 500 milhões, alcançando mais de 70 países em diferentes continentes.