26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 27 de agosto, 2025
spot_img

PT oficializa saída do governo de Eduardo Riedel no Estado

O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou nesta terça-feira (26) a saída do governo do governador Eduardo Riedel (PP), entregando todos os cargos ocupados na gestão estadual. A decisão foi tomada após avaliação das mudanças políticas e da impossibilidade de manter a aliança.

O anúncio ocorreu em reunião a portas fechadas na Governadoria, no início da noite, com a presença de deputados estaduais Gleici Jane, José Orcírio Miranda (“Zeca do PT”), Pedro Kemp, do deputado federal Vander Loubet, e Vladimir Ferreira, presidente municipal da sigla.

Segundo Vladimir, “a reunião foi de alto nível, de pessoas que são republicanas. Avaliamos todo o cenário político, os desafios que o PT tem pela frente e comunicamos ao governador a decisão de saída do governo”. Todos os cargos foram colocados à disposição, e a bancada do partido seguirá apoiando ações institucionais do governo federal e estadual.

Motivos da saída

O deputado Vander Loubet explicou que a saída se deu após o desmonte do PSDB no estado e a filiação de Reinaldo Azambuja ao PL, partido aliado de Riedel. “Eles tomaram a decisão de se aliar com aqueles que ajudamos a derrotar, o que impossibilita qualquer aliança sem relação dentro do governo”, disse.

Pedro Kemp acrescentou que a saída será gradual e negociada, sem exonerações em massa, mantendo a postura de respeito à parceria anterior. “Ninguém vai sair chutado, ninguém vai bater na mesa. Estamos saindo pela porta da frente, como entramos”, afirmou.

O PT deve oficializar a saída aos filiados no próximo sábado (30), quando Vander Loubet assumirá o cargo de dirigente estadual da sigla. O partido também planeja organizar uma frente ampla em apoio ao governo do presidente Lula e discutir um possível candidato para o governo estadual, posicionando-se como oposição à reeleição de Riedel.

Contexto político

O partido decidiu se desligar após o posicionamento do governador em contrariedade às decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, relacionadas à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Apesar da saída, o governador Riedel agradeceu formalmente ao PT pelo desempenho e colaboração do partido durante sua gestão.

Fale com a Redação