25.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 5 de setembro, 2025
spot_img

Mounjaro e Opdivo: Anvisa identifica e retira do mercado lotes falsificados

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a apreensão de dois lotes falsificados de medicamentos: um do Mounjaro, indicado para controle glicêmico, e outro do Opdivo, utilizado no tratamento de alguns tipos de câncer.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, proíbe a comercialização, a distribuição e o uso do lote 082024 do Mounjaro. Segundo a agência reguladora, o lote foi produzido por empresa desconhecida, sem vínculo com a Eli Lilly do Brasil Ltda, fabricante oficial do remédio.

Situação semelhante ocorreu com o lote ACS1603 do Opdivo. A Bristol-Myers Squibb, responsável pelo registro do produto, informou à Anvisa que não reconhece o lote como legítimo. Assim, a agência também determinou a apreensão e proibiu a circulação desse medicamento no país.

De acordo com a Anvisa, por se tratarem de produtos falsificados, não há qualquer garantia sobre a composição, a origem ou a qualidade dos medicamentos. “Não devem ser usados em nenhuma hipótese”, alerta o órgão.

A agência recomenda que profissionais de saúde e pacientes que identificarem os lotes falsos comuniquem imediatamente o fato pelos canais de atendimento da Anvisa ou junto à Vigilância Sanitária local.

Fale com a Redação