28.8 C
Campo Grande
terça-feira, 9 de setembro, 2025
spot_img

Jornada de Nutrição da UNIGRAN destaca práticas clínicas, pesquisa e valorização cultural

Entre os dias 1º e 3 de setembro, o curso de Nutrição da UNIGRAN realizou a Jornada Acadêmica 2025, que trouxe como tema central ‘Inovação, saúde e cultura em Nutrição’. O evento reuniu palestras, cursos e oficinas que exploraram desde a insegurança alimentar vivida por povos indígenas até tendências emergentes da área, como nutrição esportiva, estética e funcional.

Realizada no Anfiteatro do Bloco 1 e laboratórios de prática, a Jornada atraiu acadêmicos, docentes e profissionais da região, consolidando-se como espaço de integração entre teoria e prática, além de estimular a reflexão crítica sobre os desafios atuais da profissão.

A palestra de abertura foi conduzida pela pesquisadora Verônica Gronau Luz, doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp. Ela destacou os desafios da segurança alimentar indígena, ressaltando que “as alterações nos territórios têm provocado mudanças profundas na alimentação e, consequentemente, no estado nutricional dessas populações”. Segundo Verônica, o papel do nutricionista deve ser o de ouvir e respeitar os hábitos tradicionais, atuando para reduzir o consumo de ultraprocessados, cada vez mais presentes nas aldeias.

No segundo dia, a nutricionista Enaile Salviano de Carvalho abordou a alimentação e suplementação na gestação, trazendo evidências recentes sobre os impactos da nutrição materno-infantil na saúde de longo prazo. A programação incluiu ainda cursos sobre nutrição esportiva na prática, com o egresso da UNIGRAN Antônio Neres, e nutrição no fisiculturismo, com o profissional Luiz Miguel da Silva Alvarez.

O último dia reuniu oficinas que aliaram ciência e tradição, como o preparo de finger foods com técnicas gastronômicas, ministrada por Aline Izida, e um curso sobre interpretação de exames para alergias e intolerâncias alimentares, com o biomédico egresso da Instituição, Felipe Leoratto Parizoto. Outro destaque foi a oficina da farmacêutica e nutricionista, Barbara Falcão Mendes Graciano, que discutiu o uso de produtos naturais aplicados à saúde e estética feminina.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, professora Fernanda Viana, a diversidade de conteúdos foi pensada para contemplar diferentes áreas de atuação profissional.

“Selecionamos temas atuais e conectados à realidade regional, aproximando ciência e prática. Assim, buscamos incentivar um olhar crítico e inovador diante das demandas do mercado e valorizar a diversidade cultural e alimentar presente no Brasil”, destacou.

A docente também ressaltou a relevância da abertura da Jornada: “A discussão sobre a insegurança alimentar indígena é primordial para a saúde coletiva e dialoga diretamente com nossa região, marcada pela pluralidade cultural e alimentar”.

Além do caráter científico, a Jornada também promoveu integração cultural, com apresentação artística de acadêmicos, reforçando o compromisso institucional da UNIGRAN em potencializar talentos locais. A realização do evento aconteceu logo em seguida da celebração do Dia do Nutricionista, em 31 de agosto, tornando o encontro um espaço simbólico de valorização e reconhecimento da profissão.

De acordo com dados do Conselho Federal de Nutricionistas, o Brasil conta atualmente com mais de 200 mil profissionais registrados, e a demanda pela atuação em saúde coletiva, clínica e esportiva cresce a cada ano. Nesse contexto, a Jornada Acadêmica de Nutrição consolida o papel da UNIGRAN como referência na formação de profissionais preparados para enfrentar desafios atuais, integrar inovação à prática e fortalecer a identidade cultural da área.

Fale com a Redação