25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 11 de setembro, 2025
spot_img

Bombeiros usam até aeronave para controlar incêndio no bairro Jardim das Cerejeiras

O Corpo de Bombeiros precisou utilizar a aeronave Air Tractor para combater o incêndio de grandes proporções que tomou conta da vegetação no bairro Jardim das Cerejeiras, em Campo Grande, entre a tarde e a noite desta quinta-feira (11). Foram pelo menos três lançamentos de água sobre as chamas.

Essa foi a primeira vez que os aviões foram utilizados na região para o combate às chamas. A cena, evidentemente, despertou a atenção de quem passava, dos moradores e, principalmente, das crianças. A operação é conduzida de forma integrada entre o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e as equipes em solo.

O fogo começou na região próxima ao Córrego Segredo por volta das 13h30 e até a publicação deste texto ainda registrava alguns focos. A área fica nos fundos de uma horta, na Rua Tomei Arakaki. Os bombeiros chegaram a deslocar duas equipes por térrea para conter o incêndio com caminhões bombas e abafadores, mas não foi o suficiente.

Por conta das rajadas de ventos e do clima seco, o fogo rapidamente se espalhou para outros pontos da área, chegando também nas ruas Caetano Pereti e Manoel Abraão Lemos. Uma enorme cortina de fumaça pôde ser vista de muito longe. Os moradores reclamaram da dificuldade para respirar e também da sujeira provocada pelo fogo.

Ainda segundo a comunidade local, os incêndios na região são rotineiros e nenhuma providência parece ter sido tomada por parte dos órgãos públicos competentes para prevenção. O próprio site Enfoque MS noticiou outros dois incêndios nesta mesma área nos dias 16 e 29 de agosto.

Uso de aviões

O uso dos aviões de pequeno porte para o combate aos incêndios urbanos foi adotado pelos bombeiros em agosto. São duas unidades disponíveis, cada uma com capacidade para transportar até 3 mil litros de água, lançados de uma só vez ou em frações menores. Cada voo, com lançamentos, dura em média 6 minutos.

A medida é pioneira em Mato Grosso do Sul e, até então, só havia sido adotada no Brasil pelo Distrito Federal. O objetivo é tornar o combate mais ágil e eficiente, reduzindo os impactos do fogo, principalmente, em áreas de preservação e protegendo o patrimônio da população.

O lançamento de água, chamado alijamento, é seguro e não oferece riscos à população. Para isso, são adotados procedimentos específicos e, antes de cada lançamento, as aeronaves realizam voos de reconhecimento. A recomendação é para que os moradores mantenham distância das áreas atingidas e crianças recolham pipas durante as operações.

Fale com a Redação