28.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 15 de setembro, 2025
spot_img

Campo Grande lança Projeto Miniflorestas Urbanas e transforma espaços em ilhas de biodiversidade

Iniciando as ações da Semana da Árvore, nesta segunda-feira (15/09), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), esteve no bairro Moreninha IV para o lançamento do Projeto de Miniflorestas Urbanas. A iniciativa inovadora vai transformar áreas estratégicas da cidade em pequenos bosques de biodiversidade. A primeira minifloresta foi estabelecida no bairro Moreninha IV, com mudas produzidas pelo Viveiro Municipal Flora do Cerrado.

Participaram do plantio alunos da EMEI José Carlos de Lima e da Escola Municipal José Mauro Messias da Silva – Poeta das Moreninhas. A turma do Grupo 5, da EMEI, auxiliou no plantio, e a aluna Maitê, de cinco anos, contou. “Achei muito legal hoje, diferente. Estudo do lado da praça e vou ajudar a cuidar das mudinhas. É bom pra todo mundo.”

Heloá, 8 anos, do terceiro ano da Escola José Mauro Messias da Silva, explicou. “É a primeira vez que planto e estou achando muito legal. A escola nos ensina a importância de preservar o meio ambiente e essa é uma praça que vamos utilizar muito. Também vou ajudar a cuidar das mudas.”

Campo Grande lança Projeto Miniflorestas Urbanas e transforma espaços em ilhas de biodiversidade

Sua colega de turma, Deila, de 9 anos, acrescentou. “Estou plantando uma árvore de amora aqui na nossa praça. Vamos ajudar a cuidar para colher os frutos e aproveitar a sombra dessas árvores.”

O diretor escolar, Daniel Ávalos Aguero, fez questão de acompanhar o plantio e salientou. “É tão importante esse envolvimento da comunidade, da conscientização dos nossos alunos que desde pequenos já ensinamos a como cuidar das árvores e a importância disso para o clima, a temperatura e a qualidade do ar. Sendo fundamental esse envolvimento de todos, e quero agradecer a nossa prefeita Adriana Lopes, nosso secretário Ademar pela iniciativa em iniciar o projeto aqui no nosso bairro. Assim, avançamos cada vez mais na preservação e Campo Grande sendo exemplo para todos.”

Campo Grande lança Projeto Miniflorestas Urbanas e transforma espaços em ilhas de biodiversidade

Quem também acompanhou o plantio foi o presidente da Associação de Moradores da Moreninha IV, Eduardo Menezes, que avaliou. “Há alguns meses atrás encaminhamos um ofício pedindo essa ação do plantio de árvores. Porque sabemos da necessidade das árvores para ajudar na questão do meio ambiente, para mostrar para a comunidade que devemos combater o aquecimento global desde a nossa casa. E fomos atendidos, é uma satisfação essa ação iniciar no nosso bairro.”

A presidente do Clube de Mães e vice-presidente da Associação de Moradores, Fátima Corrêa de Araújo, destacou. “As crianças saíam da escola, mas nessa praça não temos árvores para poder dar a sombra. Agora isso irá mudar, além de sombra teremos árvores frutíferas também. Nossa comunidade está esperando esse plantio para poder aproveitar melhor o espaço e os vizinhos prometeram ajudar no cuidado, na rega. É união da comunidade com a EMEI e a Escola para que todos aproveitem muito desse espaço.”

Campo Grande lança Projeto Miniflorestas Urbanas e transforma espaços em ilhas de biodiversidade

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Junior, reforçou o compromisso da Prefeitura e destacou a importância da parceria com a comunidade. “O Projeto de Miniflorestas Urbanas nasce com a missão de transformar nossa cidade em um espaço mais verde, saudável e sustentável. Mas para que essa iniciativa tenha sucesso, é fundamental o envolvimento da população. A Prefeitura está fazendo sua parte, e contamos com cada morador para cuidar, proteger e valorizar essas áreas. Juntos, construiremos uma Campo Grande mais arborizada.”

Foram plantadas árvores das espécies pau-brasil, ipê-roxo, ipê-branco, ipê-rosa, magnólia, amora, romã, araçá, nêspera e goiaba.

Campo Grande lança Projeto Miniflorestas Urbanas e transforma espaços em ilhas de biodiversidade

Projeto de Miniflorestas Urbanas

A proposta se inspira no conceito de “miniflorestas”, que vêm se multiplicando em grandes cidades do mundo e têm se mostrado altamente eficazes para combater ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar e atrair fauna nativa, mesmo em pequenos espaços.

As miniflorestas funcionam como ilhas de biodiversidade e pequenos corredores ecológicos. Elas ajudam a atrair aves, inclusive espécies migratórias, e podem impulsionar o turismo de observação de pássaros, um setor em crescimento no município, além de estar alinhadas à regra 3-30-300 — diretriz internacional que recomenda que cada cidadão tenha pelo menos três árvores visíveis de casa, que os bairros tenham 30% de cobertura de copas e que todos estejam a 300 metros de uma área verde.

E a programação da Semana da Árvore continua

16/09 (terça-feira) – 08h30

Plantio com alunos da E.M. Agrícola Gov. Arnaldo Estevão de Figueiredo

Estrada das Três Barras, s/n, Km 10 da Rodovia MS 451, Zona Rural

17/09 (quarta-feira) – 08h30

Cerimônia Oficial em Comemoração à Semana da Árvore

  • Lançamento da Cartilha de Arborização
  • Lançamento do Guia de Identificação de Espécies e do Manual de Arborização Urbana (convênio com a UFMS)
  • Lançamento de Plantios e Manutenção Arbórea: Eixo Ambiental do Projeto “Centro em Ação”
  • Assinatura PROPAM
  • Palestra: “Arborização urbana e planejamento de cidades verdes” – Silvia Rahe

Teatro do Paço Municipal

18/09 (quinta-feira) – 09h00

Início do plantio das novas figueiras no canteiro central da Avenida Mato Grosso

Av. Mato Grosso (entre Rua 13 de Maio e Rua 14 de Julho)

19/09 (sexta-feira) – 09h00

Plantio de ipês do Viveiro Municipal Flora do Cerrado na Praça Ary Coelho

Praça Ary Coelho

20/09 (sábado) – 08h00

Distribuição de 15 mil mudas de árvores frutíferas

Rua Barão do Rio Branco com a Rua Arthur Jorge – Paço Municipal

Fale com a Redação