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terça-feira, 16 de setembro, 2025
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Sete em cada dez consumidores já usaram IA em canais de atendimento

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada nesta terça-feira (16), revela que 61% dos brasileiros já tiveram contato com sistemas de inteligência artificial (IA) em interações com lojas ou marcas. Essas experiências envolvem desde recomendações de produtos e ofertas personalizadas até o uso de assistentes virtuais.

O índice cresce quando o recorte é feito nos canais de atendimento: 74% da população já conversaram com robôs ou chatbots. “O brasileiro já consome com a inteligência artificial no carrinho. Ela está nas vitrines digitais, nos chats e no atendimento das marcas. O desafio agora é garantir que o uso da IA traga conveniência sem abrir mão de confiança e respeito ao consumidor”, avalia o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles.

O levantamento quantitativo foi realizado entre os dias 4 e 8 de julho de 2025, com 1.499 entrevistas em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Diferenças por classe social

O estudo mostra disparidades no acesso à tecnologia. Entre consumidores das classes A e B, 68% já interagiram com IA em marcas e lojas. O índice cai para 63% na classe C e 46% nas classes D e E. Nos canais de atendimento, os percentuais são de 79% (A/B), 75% (C) e 61% (D/E).

Geração Z lidera interações

Na análise por gerações, a Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) é a que mais se relaciona com inteligências artificiais, com 67% de interações, seguida de perto pelos Millennials (1981-1996), com 66%. A Geração X (1965-1981) aparece com 58%, enquanto os Baby Boomers registram 50%.

O recorte etário reforça o padrão: 79% dos jovens de 18 a 29 anos já usaram IA em atendimentos automatizados, contra 78% dos adultos de 30 a 49 anos. Entre pessoas acima de 50 anos, a proporção cai para 65%.

Aprovação em queda

Além das experiências, a pesquisa também avaliou a percepção dos consumidores. Atualmente, 72% se declaram favoráveis ao uso de algoritmos para recomendações de produtos em sites e aplicativos, uma queda em relação aos 85% registrados em 2021.

Nos chats e canais de atendimento com robôs, 61% da população apoiam o recurso, número também inferior aos 64% de quatro anos atrás.

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