Inovar foi a palavra de comando para a edição de 2025 da Corrida do Pantanal. Se a missão era surpreender seus corredores, a maior prova de rua do Centro-oeste conseguiu. Com uma proposta toda reformulada, a organização do evento se reinventou e trouxe quatro percursos novos: corridas de 21, 10 e 5km, além da Corrida Kids. A única que permaneceu das outras edições foi a caminhada de 5km, a queridinha e mais procurada pelo público.
Incluir a distância de 21km na Corrida do Pantanal deste ano, depois de três edições com percurso de 15km, representa um desafio para a organização, mas também é uma maneira de atender ao pedido de muitos corredores.
“Acreditamos que a meia-maratona eleva o prestígio da Corrida e aprimora a experiência dos participantes, que poderão superar seus limites e alcançar novos recordes pessoais. Além de colocar a prova em destaque nos calendários de corrida de rua do Brasil, atraindo um público maior e ampliando a visibilidade do nosso evento”, esclareceu Tatiane Rodrigues, responsável técnica pela prova.
Ederson e Patrícia fazem parte dessa turma que sonhava com esse novo percurso. Neste ano, o casal decidiu se desafiar e testar a capacidade física. “Eu acho que os pontos mais críticos serão a subida da avenida Mato Grosso, a Hiroshima e a Antônio Maria Coelho, essa é a que mais pega a galera. Estou treinando três vezes na semana e muito empolgado pra encarar tudo isso”, contou o empresário Ederson Santana Rodrigues. “Essa prova vai servir pra que eu tenha mais resiliência, resistência, paciência com meu corpo, porque a gente vai ter vários trechos de diferentes de dificuldade na prova. Essa corrida vai ser um diferencial pra mim”, revelou Patrícia Adorno da Silva, auxiliar de saúde bucal.
A meia-maratona será o percurso oficial da competição, homologado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Por essa razão, ela possui medição precisa, conta com a presença de um delegado técnico e oferece premiação aos primeiros colocados, além de ter o selo ouro da Confederação.
A largada será em frente ao Bioparque Pantanal. O trajeto segue pela avenida Afonso Pena até chegar na avenida Ernesto Geisel. Depois, os corredores retornam pela avenida Mato Grosso, em direção à rua Antônio Maria Coelho, e contornam o parque das Nações Indígenas. Continuam pela avenida Hiroshima e concluem pelo Parque dos Poderes até a Afonso Pena em um ponto próximo à largada. Serão 9 postos de água.
Para o treinador Raphael Bittencourt, que vai levar cerca de 100 alunos para a Corrida do Pantanal, é uma prova com nível de dificuldade avançado. “É um percurso que vai combinar muitas subidas com altas temperaturas, o que o torna extremamente desafiador e exige um planejamento cuidadoso. A hidratação será crucial. Certamente, vai ser uma experiência divertida, especialmente por oferecer um circuito diferente de outras provas”, analisou o treinador que já realizou um simulado do percurso com seus alunos.
Corrida de 10km
A largada e a chegada serão em frente ao Bioparque Pantanal. O percurso segue pela avenida Afonso Pena até a rua Pedro Celestino. Retorna pela avenida Mato Grosso, percorre a rua lateral do Parque das Nações Indígenas até a Afonso Pena para finalizar o trajeto, que terá 3 postos de água. “Também será um percurso de desafio considerável aos participantes, com trechos de subidas longas, descidas intensas e exigem resistência e estratégia do participante para controlar o seu ritmo do início ao fim”, aconselhou Tatiane.
A funcionária pública, Fernanda Patrocínio dos Santos Guiraldi, é do município de Angélica e entrou para o mundo da corrida há dois anos. Mesmo de longe, ela já estudou o trajeto e reconheceu que está diferente em relação aos 8km do ano passado, quando a participante encarou a Corrida do Pantanal pela primeira vez. “Eu sempre vou curtindo o percurso, então vou poder conhecer uma outra rota dessa cidade linda que é a nossa capital. Sem falar na energia que essa prova oferece momentos antes e durante a largada, é algo mágico”, destacou.
Outras provas
A caminhada de 5km permanece na programação da Corrida do Pantanal 2025, é a prova mais procurada pelo público. Dessa vez, será realizada na tarde de sábado, 11 de outubro, e vai reunir cerca de 8 mil pessoas. A largada e chegada serão na avenida Afonso Pena, com o percurso todo sendo feito no Parque dos Poderes. A Corrida Kids também será no sábado, com divisão por faixa etária. Crianças de 4 a 6 anos de idade correrão 100m. De 7 a 9 anos, o trajeto será de 250m. E para a galerinha de 10 a 12 anos, uma prova de 500m.
As corridas de 21, 10 e 5km serão realizadas no domingo, dia 12 de outubro. O percurso de 5 será todo percorrido dentro do Parque das Nações Indígenas, com subidas leves. A proposta é de um trajeto agradável, já conhecido entre os moradores de Campo Grande e um ponto turístico para os participantes de fora. A largada ocorre em frente ao Bioparque Pantanal, com todo o trajeto sendo feito dentro do Parque das Nações Indígenas, inclusive a chegada.
O analista de suporte em tecnologia da informação, Lucas Barbosa Kischelvski, começou a correr há quatro meses, por isso decidiu encarar o percurso mais curto. “É uma grande oportunidade, principalmente para quem está começando como eu. O fato de a prova não oferecer apenas caminhada, mas também a opção de corrida, incentiva o atleta, isso me motivou a treinar ainda mais. A escolha do trajeto também foi excelente, não tem muita subida, o que facilita o percurso e é muito positivo para nós, iniciantes. Acredito que o percurso, dentro do parque, ficou perfeito”, ressaltou.
O contador Cesar Leandro Azevedo de Matos também aprovou a novidade da corrida de 5km no evento. Ele acredita que a Corrida do Pantanal vai além da competição: é uma oportunidade de inclusão e transformação de hábitos. “O grande diferencial é que a organização consegue entregar um evento gratuito e com muita qualidade, proporcionando a toda população a prática do esporte. Muitos que participam não são familiarizados com a corrida, e participando desse evento pode ser uma virada de chave pra uma vida mais ativa”, enfatizou.