Com o tema “Museus e mudanças climáticas”, a 19ª Primavera dos Museus acontece de 22 a 28 de setembro de 2025, promovendo ações culturais em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil. O evento traz exposições, palestras e oficinas que discutem o papel dos museus na conscientização sobre a crise climática e na preservação do patrimônio cultural e natural.
Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus é um evento anual, realizado sempre no início da primavera, com o objetivo de aproximar museus e sociedade, valorizando o patrimônio cultural brasileiro. Durante a semana, instituições museológicas de todo o país promovem atividades gratuitas e abertas ao público, incentivando a participação comunitária.
Em Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura de MS (FCMS) e o Sistema Estadual de Museus participam com uma programação especial no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Museu de Arte Contemporânea (MARCO).
A abertura será na segunda-feira (22), às 18h, com a mesa-redonda “Museus e Mudanças Climáticas”, transmitida pelo YouTube da FCMS. O debate contará com a participação da antropóloga Laura Pael, coordenadora do Museu de Arqueologia da UFMS, e de Fernanda Reverdito, coordenadora do Ponto de Memória “Casa da Memória Raída”. O objetivo é discutir como os museus podem atuar como espaços de reflexão, preservação e transformação social diante da crise climática.
Oficinas e workshops
Entre os dias 22 e 24, o MIS promove o workshop “Registro, manipulação, conservação e preservação de acervos”, das 8h às 11h, abordando cuidados com acervos técnicos, fotográficos e audiovisuais. Entre as oficinas estão:
- O cotidiano na reserva técnica – apresentação de protocolos e cuidados básicos para preservação de diferentes tipos de acervo.
- Acervos em papel – Documentos e acervos fotográficos – técnicas de conservação preventiva de documentos textuais e iconográficos.
- Preservação / Acervos audiovisuais – métodos de conservação de materiais audiovisuais em variados formatos.
Exposições e lançamentos
O evento também traz diversas exposições e lançamentos culturais:
- 23/09, 19h – Exposição de artes visuais “Passeio da Alma”, de Amanda Monteiro, com pinturas em acrílico sobre tela que exploram cores e emoções humanas.
- 24/09, 12h – Lançamento do projeto “Cine Meio Dia”, com exibição gratuita de curtas-metragens regionais, nacionais e internacionais.
- 25/09, 18h – Exposição fotográfica “Parto: Histórias que nascem”, parte do 4º Encontro Nacional de Dirigentes de Organizações e Coletivos de Doulas, disponível até 10 de outubro.
- 26/09, 19h – Reedição da exposição “Nos Trilhos da Memória”, de Rachid Waqued, que aborda o centenário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, aberta até 10 de novembro.
- 27/09, 18h – Lançamento do livro “Palavras Delas – Uma Coletânea Expressões do Fantástico”, com contos de escritoras de Mato Grosso do Sul.
Programação virtual e educativa
No MARCO, a programação inclui eventos virtuais sobre artistas e exposições anteriores, como curiosidades sobre o pintor boliviano Leoni Manrique e a releitura da exposição “Naturezas do Ser”, realizada no Festival de Inverno de Bonito. Também serão promovidas oficinas de arte, como Frottage, e o Projeto Circula Marco, que leva oficinas e mediações artísticas para escolas e instituições da cidade de Nova Andradina, abordando mudanças climáticas e preservação ambiental.
Para a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Cristiane Freire, a escolha do tema reforça a importância de conectar memória e meio ambiente. “O patrimônio cultural sob guarda dos museus oferece ferramentas valiosas para estimular a consciência crítica sobre os desafios ambientais globais”, destaca.
A Primavera dos Museus reforça o papel das instituições culturais na promoção da educação, democratização do acesso à cultura e reflexão sobre questões ambientais, históricas e sociais. A programação completa da Fundação de Cultura pode ser conferida clicando aqui.