32.8 C
Campo Grande
domingo, 21 de setembro, 2025
spot_img

UNIGRAN capacita professores para uso de inteligência artificial no ensino

A UNIGRAN, sempre pioneira em tecnologias para o ensino superior, mais uma vez se destaca no cenário educacional: através do Projeto N.E.X.T, está capacitando professores e coordenadores para a utilização de inteligência artificial (IA) aplicada ao ensino. A iniciativa marca uma nova etapa no processo de transformação acadêmica da instituição, que se posiciona entre as poucas do país a legitimar o uso de IA como ferramenta estratégica no ensino superior.

O Projeto N.E.X.T. – Núcleo de Expansão e Transformação UNIGRAN, é ministrado pela professora e palestrante reconhecida internacionalmente, Dra. Beatriz Bonadiman, especialista em IA pelo MIT e criadora da metodologia IATIVA, que integra IA ao processo educativo. Ao longo de seis meses, os docentes da UNIGRAN recebem treinamento com foco na utilização ética, humana e inovadora da IA, manuseando agentes inteligentes para auxiliar na elaboração de rotinas pedagógicas, além de apoiar a construção de experiências de aprendizagem mais adaptáveis às novas gerações de acadêmicos.

Segundo levantamento do Censo da Educação Superior 2023, divulgado pelo Inep, mais de 4,9 milhões de jovens ingressaram em cursos de graduação no país, sendo boa parte pertencente à chamada Geração Z, considerados nativos digitais e que exigem metodologias dinâmicas e recursos tecnológicos integrados aos processos de aprendizagem.

Para Beatriz Bonadiman, mentora do projeto, a iniciativa consolida a posição da UNIGRAN como pioneira. Ela coordenou pessoalmente, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, o ‘Implementation Day’, reunindo professores e coordenadores em Dourados e Campo Grande para consolidar a aplicação prática das estratégias pedagógicas mediadas pela inteligência artificial, que já vinham em etapa digital desde agosto.

“A UNIGRAN está na vanguarda ao levar a inteligência artificial diretamente ao professor, que é o arquiteto do processo de aprendizagem. Estamos oferecendo ferramentas exclusivas e estratégias que já despertam grande receptividade, com turmas lotadas e docentes engajados. A IA permite que o professor seja mais criativo, produtivo e inovador, sem perder sua função primordial: olhar para o processo de aprendizagem e fortalecer a conexão com os alunos”, destacou Beatriz.

O diretor do Departamento de Informática da UNIGRAN, Adriano Câmara, explicou que o N.E.X.T surgiu a partir de uma experiência piloto com coordenadores e que demonstrou resultados expressivos no engajamento acadêmico: “Percebemos que a IA poderia contribuir para dinamizar a gestão pedagógica e dar suporte ao professor. A partir disso, estendemos a proposta com treinamento ampliado e a criação de agentes inteligentes que facilitam desde a organização das disciplinas até a adoção de metodologias ativas em sala”, afirmou.

Além do suporte aos docentes, a universidade lançou também neste semestre o NotebookLM, assistente de IA implementado inicialmente com acadêmicos do primeiro ano. A ferramenta permite que os estudantes consultem materiais de aprendizagem, como vídeos, podcasts e cronogramas, e façam perguntas diretamente ao sistema, reduzindo a dependência imediata do professor e incentivando a autonomia no processo de estudo.

“A experiência está sendo extremamente produtiva. O acadêmico consegue tirar dúvidas de forma prática e rápida dentro do material disponível e, quando necessário, leva questões mais específicas ao professor. Isso otimiza a aprendizagem e aumenta o engajamento em sala”, completou Adriano.

Ao investir em tecnologias educacionais emergentes e em programas de formação docente, a UNIGRAN confirma seu compromisso em transformar o ensino superior, combinando inovação, responsabilidade ética e valorização da relação entre professor e estudante.

Fale com a Redação