33.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de outubro, 2025
spot_img

Corumbá decreta ‘Situação de Emergência’ pelo aumento dos focos de incêndio

Os incêndios florestais que atingem a região do grande pantanal forçaram a Prefeitura Municipal de Corumbá a decretar ‘Situação de Emergência’. No momento, as queimadas estão concentradas na região da Serra do Amolar, no Alto Pantanal, local de difícil acesso que tem mobilizado brigadistas, Corpo de Bombeiros e demais órgãos de defesa ambiental.

A publicação ocorreu na sexta-feira (03), sendo válido pelos próximos 90 dias, ou seja, até o final deste ano. Corumbá enfrenta uma estiagem longa, com 35 dias sem chuvas significativas, além disso, as altas temperaturas, ventos fortes e grande acúmulo de vegetação seca deixam a situação ainda mais delicada.

Nos últimos dias, foram registrados incêndios de grande extensão em áreas distintas, como Jacadigo, entorno do Parque Natural Municipal Piraputangas, e trechos da rodovia federal BR-262, além de 34 focos em terrenos baldios no perímetro urbano de Corumbá e Ladário. Os incêndios representam risco à fauna, à flora e ao patrimônio pantaneiro.

Com o decreto, o Município fica autorizado a mobilizar toda a estrutura administrativa no enfrentamento aos incêndios, inclusive requisitando bens e serviços de forma temporária, realizando contratações emergenciais e determinando evacuações em áreas de risco. Um Comitê de Operações de Emergência (COE) deverá ser criado nos próximos dias.

Entre as recomendações estão a proibição de queimadas, manutenção de terrenos limpos e comunicação de focos de incêndio pelos canais oficiais. Pessoas com doenças respiratórias devem evitar exposição à fumaça e utilizar máscara PFF2. Motoristas devem reduzir a velocidade, acender os faróis e não parar sobre a pista em locais de baixa visibilidade.

Ainda segundo a Prefeitura, a Defesa Civil passará a emitir boletins regulares sobre focos de calor, qualidade do ar e orientações à população. Um ofício para o reconhecimento federal da Situação de Emergência será direcionado ao Governo Federal, via sistema S2iD, o que permitirá acessar recursos técnicos e financeiros da União.

Fale com a Redação