33.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de outubro, 2025
spot_img

Espetáculo “Um Quê de Paraguaia” chega a Dourados com oficina gratuita de danças regionais

Dourados será palco no próximo mês de uma celebração à cultura fronteiriça. O espetáculo “Um Quê de Paraguaia”, solo de dança idealizado pela artista Ana Vieira, será apresentado nos dias 30 e 31 de outubro, às 20h, no Casulo – Espaço de Cultura e Arte. Antes das apresentações, Ana também promoverá uma oficina gratuita de Danças Paraguaias, no dia 25 de outubro, das 14h às 18h, na Fadir/UFGD, com 40 vagas disponíveis.

O projeto propõe uma imersão na cultura regional sul-mato-grossense e nas influências do país vizinho, o Paraguai, reforçando o diálogo cultural existente na fronteira. Ana Vieira é graduada em Artes Cênicas e Dança e pós-graduada em Arte-Educação e Cultura Regional, e assina a direção do espetáculo ao lado do artista Érico Bispo.

“O projeto busca a valorização e difusão da cultura regional sul-mato-grossense, na qual é impossível não mencionar as trocas culturais fronteiriças que temos com o Paraguai”, explica Ana sobre a proposta do trabalho, que une pesquisa, expressão corporal e identidade cultural.

Além do espetáculo, a oficina gratuita tem o objetivo de proporcionar uma vivência prática com as danças típicas paraguaias e regionais. “O intuito é fazer com que os participantes conheçam as danças que fazem parte da nossa cultura local, que precisam ser reconhecidas e valorizadas para fortalecer o sentimento de pertencimento e afirmação da nossa identidade cultural”, acrescenta a artista.

As inscrições para a oficina podem ser feitas pelo WhatsApp (67) 99176-9741. As vagas são limitadas e têm prioridade para a comunidade acadêmica da UFGD, mas o público em geral também pode participar.

Com o “Um Quê de Paraguaia”, Dourados ganha uma oportunidade de vivenciar a arte que nasce da fronteira e reflete as raízes, os gestos e as histórias compartilhadas entre Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Fale com a Redação