27.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de outubro, 2025
spot_img

Sobe para 195 casos suspeitos de intoxicação por metanol; 13 mortes são investigadas

O Ministério da Saúde divulgou na noite deste sábado (4) um novo balanço sobre os casos de suspeita de intoxicação por metanol no país. De acordo com a pasta, há 195 registros após ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas — sendo 14 casos confirmados e 181 ainda em investigação.

Os números foram compilados com base nas informações enviadas pelos estados até as 16h de hoje. São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 14 casos confirmados e 148 sob análise. O Rio Grande do Sul, o Rio de Janeiro e o Piauí também notificaram os primeiros casos em investigação.

Entre as ocorrências, 13 mortes estão sendo apuradas. Mais cedo, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou a segunda morte por intoxicação por metanol no estado. A vítima foi um homem de 46 anos, morador da capital.

Outros óbitos seguem em investigação: quatro em São Paulo (de 36, 45, 50 e 70 anos), dois em São Bernardo do Campo (de 49 e 58 anos) e um em Cajuru (26 anos). Também há registros sob análise em Pernambuco (três mortes), Bahia (uma) e Mato Grosso do Sul (uma).

O Ministério da Saúde informou ainda que está reforçando a rede hospitalar com o envio de antídotos e tratamentos específicos para os estados. Nesta semana, o governo anunciou a aquisição de 12 mil novas ampolas do antídoto e 2,5 mil tratamentos completos contra a intoxicação por metanol.

As autoridades reforçam o alerta à população para evitar o consumo de bebidas de procedência duvidosa e relatar imediatamente sintomas como dor de cabeça intensa, tontura, náusea, falta de ar e visão turva, que podem indicar envenenamento.

Fale com a Redação