Um homem, de 43 anos, morreu na tarde deste sábado (4) após ser contido por um vizinho durante um surto em uma residência localizada na Rua Laura Vicuña, no Conjunto Aero Rancho, em Campo Grande. O caso foi registrado como lesão corporal dolosa e homicídio simples.
De acordo com o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma situação de vias de fato. No local, uma mulher, vítima de lesão corporal, relatou aos policiais que o homem, em aparente estado de surto, começou a agredi-la quando ela tentou ajudá-lo a se acalmar.
Uma testemunha, interveio e conseguiu afastar a mulher do autor. Em seguida, um vizinho entrou na casa para tentar conter o homem, iniciando uma luta corporal.
Durante a tentativa de imobilização, o vizinho aplicou um golpe de estrangulamento pelas costas, conhecido popularmente como “mata-leão”, até que o homem em surto caiu no chão. Para impedir que ele voltasse a se debater, o autor amarrou os braços e as pernas da vítima e pediu que a mulher chamasse a polícia.
Após o controle da situação, o vizinho deixou o local e retornou ao trabalho. Quando os policiais chegaram, constataram que o homem não apresentava sinais vitais. O óbito foi confirmado pela equipe do Corpo de Bombeiros.
Mais tarde, o vizinho retornou ao endereço e foi encaminhado, junto com as demais testemunhas, à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) para prestar esclarecimentos.
A Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso para determinar se houve excesso na ação de contenção.