Um evento marcado pela troca de experiências, apresentações estratégicas e debates sobre o futuro da educação a distância no Brasil, assim foi a Convenção de Polos UNIGRAN EAD 2025. Realizada nos dias 9 e 10 de outubro, no Centro Universitário da Grande Dourados, o encontro reuniu gestores e equipes de polos de todo o país, consolidando o compromisso institucional com a excelência acadêmica, a inovação tecnológica e o fortalecimento da rede nacional de ensino da UNIGRAN.
Em sua segunda edição, a Convenção reuniu dezenas de participantes para uma programação de palestras e oficinas práticas voltadas à gestão, marketing educacional, relacionamento e expansão do EAD. A abertura contou com as boas-vindas do Reitor Renato de Aguiar Lima Pereira, que destacou o embasamento principal da convenção: “Este encontro nos permite celebrar não apenas o presente, mas também a trajetória de expansão e consolidação da UNIGRAN EAD. A Convenção de Polos é um espaço de construção coletiva, em que a troca de experiências, a inovação e a visão conjunta se transformam em pilares para o crescimento de todos”.
Rafael de Arruda, diretor da UNIGRAN EAD, também destacou a grandeza e a relevância do encontro. “A nossa UNIGRAN completa 49 anos em outubro e no próximo mês de fevereiro completa 20 anos de ensino à distância. Não é uma onda que foi surfada pós-pandemia. É uma Instituição que conduz com a seriedade necessária para manter um ensino de qualidade há 49 anos, e o ensino à distância, também é conduzido com muita qualidade e seriedade há 20 anos. Por isso, todos vocês aqui presentes, não são apenas mais um”, afirmou Rafael.
Elaborada para englobar os pontos essenciais do relacionamento entre a sede e os polos e também entre as unidades e os acadêmicos, a programação foi bastante abrangente. No primeiro dia, o consultor Adriano Albano enfatizou para os participantes a necessidade de consolidar a identidade de cada polo. Já Andrey Schmitt, da Inspire+, abordou o tema ‘Previsibilidade em tempos de mídia cara’, apresentando estratégias de mensuração e análise de dados para potencializar investimentos em marketing educacional.
O segundo dia foi marcado por reflexões sobre o cenário contemporâneo do EAD: Rafael de Arruda, ministrou a palestra ‘O EAD morreu, e agora?’ e apresentou as soluções tecnológicas, como o UNIMIND; Thiago Filipe Abreu Silva apresentou dados sobre as tendências e perspectivas do mercado EAD no país e Jéssica Costa traçou um perfil dos alunos do ensino a distância e desenhou cenários de como ensinar abordando as experiências e motivações dos estudantes, e apresentou projetos como Uni Reconhece, Campanha Vestibular 2026 e metas. Valdir da Costa Pereira também palestrou sobre a motivação para o alcance de resultados, dando uma injeção de ânimo aos participantes.
A novidade desta edição foi a inclusão de oficinas específicas para a melhoria de gestão de polos, abordando temas como alta performance em vendas, expansão EAD, gestão de conteúdo em mídias sociais e retenção de alunos, ministradas por colaboradores da Instituição que atuam diretamente nestas áreas. Adalberto Gerônimo Gedro, parceiro da UNIGRAN há 15 anos e gestor do polo de Caarapó/MS, escolheu a oficina de retenção e ficou satisfeito com o conteúdo, principalmente sobre captação de alunos e as tendências para 2026.
“Nós viemos aqui, pegamos todas as instruções, a formação, o treinamento, e levamos e aplicamos nossos polos. E isso reflete realmente no ensino dos alunos, na aprendizagem do aluno também. Essa formação que nós damos para o aluno, depois a gente consegue visivelmente ver na cidade, como profissionais que já passaram ali pelo polo e isso é muito importante e gratificante para gente”, reforçou o gestor.
Lucimeire de Miranda, tutora dos polos de Jardim e Bonito e parceira da UNIGRAN há 23 anos, destacou a organização e o clima acolhedor da convenção. Ela ressaltou o valor das palestras e oficinas, que, segundo ela, trouxeram mais conhecimento e reforçaram a conexão entre os participantes. Para Lucimeire, o evento reafirma um compromisso coletivo essencial: “A gente tem que lutar pela educação e pela humanização”.
A Convenção de Polos UNIGRAN EAD consolidou-se como um espaço de integração e planejamento estratégico, fortalecendo o propósito institucional de democratizar o acesso ao Ensino Superior de excelência. Com foco em inovação e resultados, o encontro reforçou o protagonismo da UNIGRAN no cenário nacional do ensino a distância e projetou os próximos passos rumo a 2026.