O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido pelo Papa Leão XIV na próxima segunda-feira (13), no Vaticano. O encontro foi confirmado pela Sala de Imprensa da Santa Sé e faz parte da agenda oficial do chefe do Executivo brasileiro em Roma, onde ele participará de compromissos ligados ao combate à fome e à pobreza.
A visita marca mais um capítulo na relação do petista com o Vaticano — Lula já se encontrou anteriormente com os papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Desta vez, o encontro com Leão XIV acontecerá paralelamente à Semana Mundial da Alimentação, evento promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
O presidente embarca para a Itália na tarde deste sábado (11) e deve participar da cerimônia de abertura do Fórum Mundial da Alimentação, além da reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada em 2024 sob a presidência brasileira do G20.
De acordo com o Itamaraty, Lula também participará da inauguração da sede do secretariado da Aliança Global, em Roma. O espaço servirá como centro de articulação internacional para programas sociais voltados à erradicação da fome e à redução das desigualdades, com foco em ações coordenadas entre governos, agências da ONU e entidades da sociedade civil.
Segundo integrantes da equipe presidencial, o presidente aproveitará o evento para destacar a saída do Brasil do mapa da fome, resultado apontado em relatório da ONU divulgado em julho deste ano, que indica menos de 2,5% da população brasileira em situação de subalimentação.
Lula deve retornar ao Brasil ainda na segunda-feira (13), após o encontro com o Papa e a agenda de compromissos na capital italiana.