33.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 15 de outubro, 2025
spot_img

Dia dos Professores: Sessão solene rememora Maria Ildonei e homenageia educadores

“Um nome forte”. Foi assim que Adriano de Lima Pedra, filho da professora Maria Ildonei de Lima Pedra, resumiu, com a voz e o rosto carregados de emoção e lembranças, a Comenda que tem o nome de sua mãe. A palavra “força”, que se associa a outras, como coragem, luta e resiliência, foi a tônica da sessão solene de entrega da honraria a 25 trabalhadores e trabalhadoras da educação. A cerimônia, proposta pela deputada Gleice Jane (PT), foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) na noite desta terça-feira (14) e é alusiva ao Dia dos Professores, celebrado nesta quarta-feira.

Criada pela Resolução 102/2019, a Comenda reconhece a importância dos trabalhadores e trabalhadoras da educação e celebra a memória da educadora Maria Ildonei. No início da cerimônia, a deputada Gleice Jane trouxe, em sua fala, a imagem da Maria Ildonei e a descreveu como a via em suas lembranças. “Trazemos agora muitas memórias afetivas. Tenho a imagem dela, toda vestida de lilás, com microfone nas mãos e brigando bravamente na defesa das mulheres na educação”, descreveu.

Dia dos Professores: Sessão solene rememora Maria Ildonei e homenageia educadores

A parlamentar enfatizou a atuação de Maria Ildonei na luta pela defesa da educação, sobretudo pela defesa dos direitos das mulheres na educação. “Homenagear a professora Maria Ildonei é uma alegria muito grande. Ela tinha a marca da luta pela educação, o sonho da transformação, de construir algo novo. Era difícil chegarmos nos espaços de luta e não a encontrarmos. Ela conseguia ser dura, alegre e meiga, tudo ao mesmo tempo. Homenageá-la é muito gratificante, pois sua história resume toda a luta que temos na educação”, acrescentou.

Além da deputada Gleice Jane e do Adriano de Lima Pedra, participaram da cerimônia, o deputado Professor Rinaldo Modesto, presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto da casa de Leis; o deputado Junior Mochi; a vereadora de Juti, Andreia Tobias; a professora Deumeires Batista de Souza Rodrigues de Morais, presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems); e, virtualmente, Ivana Santana Torres, coordenadora geral de Educação em Direitos Humanos e Meio Ambiente, representando o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, entre outras autoridades.

Dia dos Professores: Sessão solene rememora Maria Ildonei e homenageia educadores

O deputado Professor Rinaldo Modesto ressaltou a importância de eternizar a memória da professora Maria Ildonei. “Eternizar, através desta Comenda, o nome da professora Maria Ildonei, que deu contribuições importantes para a educação, é algo gratificante”, considerou. “Paulo Freire dizia que a educação não muda o mundo; a educação transforma as pessoas, e são as pessoas transformadas que mudam o mundo. E uma sala de aula é, assim, um espaço de transformação. É um ambiente de celebrar a vida e de formar cidadãos”, completou.

Representando o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Ivana Santana destacou a relevância da data e da homenagem. “Amanhã é o Dia dos Professores e podermos comemorar hoje, em uma sessão solene de entrega desta Comenda que faz memória à professora Maria Ildonei, é fundamental, especialmente num momento em que os trabalhadores são atacados por tantas violências dentro e fora das escolas”, pontuou. “A professora Maria Ildonei foi uma grande representante da luta dos professores em Mato Grosso do Sul. E, hoje, em sua homenagem, queremos celebrar não só a resistência de todos os trabalhadores, mas também a alegria de poder ser um educador que não abandona a democracia e que cuida das crianças e jovens, pensando em uma educação baseada nos direitos humanos, na defesa da dignidade da pessoa humana”, acrescentou.

“Uma mulher, cuja única alternativa era vencer”

Dia dos Professores: Sessão solene rememora Maria Ildonei e homenageia educadores

“A Comenda que vocês estão recebendo hoje tem um nome forte”, disse Adriano, com a propriedade de filho, de quem conviveu, em casa, no dia a dia, com a professora Maria Ildonei. “Uma homenagem com esse nome representa mais ânimo e coragem para continuarem a luta”, disse com a firmeza no semblante, desenhada por sua memória.

Ele ressaltou a vida de força, de coragem da mãe, para além da luta pela educação. “A professora Maria Ildonei foi uma liderança comunitária e uma mãe solo que criou seus filhos com muita dificuldade, mas sempre acreditando que tudo daria certo. Ela sempre dizia ‘lutar pra vencer sempre’. Lutava com força e coragem, contra governos que não cumpriam a lei. Defendia a educação, seus pares, seus filhos e seus alunos com unhas e dentes. Essa comenda representa a força de uma trabalhadora, de uma mulher cuja única alternativa era vencer.”

“Se estivesse aqui e ouvisse Mercedita já puxaria alguém para dançar”

A professora Fátima Silva, da Fetems, falou em nome dos homenageados e enfatizou o ser humano que foi Maria Ildonei. “A palavra que temos que expressar hoje é gratidão. Gratidão a todos que fazem a educação pública. Somos do interior, da Capital, de escola indígena, de escola quilombola, de escolas da periferia, do centro. Somos funcionários de escola, estamos na portaria, na cozinha fazendo a merenda, na secretaria lidando com documentação; somos trabalhadores e trabalhadores cuidando da educação como um todo. Somos todos educadores”, disse.

Ela também falou da alegria da professora Maria Ildonei. “Quem conviveu com a Maria Ildonei tem muitas boas histórias para contar. Vamos lembrar dessa mulher como exemplo intransigente na defesa da ética e dos direitos, não só dos profissionais da educação, mas de todos. Vamos lembrar dela como uma pessoa alegre, que gostava de dançar chamamé, que gostava de viola caipira e da nossa música regional. Uma pessoa que, se ouvisse aqui Mercedita, já puxaria alguém e sairia dançando”, rememorou.

Maria Ildonei: presente!

Dia dos Professores: Sessão solene rememora Maria Ildonei e homenageia educadores

De alguma forma (ou de diversas formas), Maria Ildonei esteve presente na sessão solene. Certamente, dançou “Mercedita”, e outras canções tocadas e cantadas pela dupla Júlia Selles e Lucas Rosa. Além de “Mercedita” (de Ramón Sixto Rios), a dupla interpretou “Mas que nada” (Jorge Benjor), “Deixa eu dizer” (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza) e “A água em seu estado delicado” (Júlia Salles).

Ao fim da sessão, todos externalizaram, em coro, a certeza que sentiam em seus corações. “Maria Ildonei”, alguém da Mesa gritou. E todos, convictos, responderam: “Presente!”.

Veja mais no site da ALEMS: https://www.al.ms.gov.br/Noticias/143681

Fale com a Redação