26.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 20 de outubro, 2025
spot_img

Pane na nuvem da Amazon derruba sites e aplicativos no mundo inteiro, incluindo Brasil

Serviço de nuvem da Amazon afetou mais de 500 empresas; entre as plataformas atingidas estão Snapchat, Zoom, Duolingo e o jogo Fortnite

Uma pane na unidade de serviços em nuvem da Amazon, a AWS, causou um apagão global nesta segunda-feira (20), interrompendo o funcionamento de centenas de sites e aplicativos populares. O problema afetou plataformas como o site da Amazon, a assistente virtual Alexa, o aplicativo de videoconferências Zoom, a rede social Snapchat e o app de idiomas Duolingo.

De acordo com a empresa, mais de 500 companhias que utilizam os serviços de hospedagem da AWS foram impactadas pelo apagão, que atingiu milhões de usuários em todo o mundo — inclusive no Brasil. O serviço de streaming Prime Video, a startup de inteligência artificial Perplexity e o jogo online Fortnite também apresentaram falhas de acesso.

Em comunicado divulgado por volta das 7h (horário de Brasília), a AWS informou que observava sinais de recuperação em sua rede. Segundo a empresa, o problema teve origem nos servidores da região “US-EAST-1”, nos Estados Unidos. “Continuamos a observar recuperação na maior parte dos serviços afetados e seguimos trabalhando para a resolução completa”, informou a companhia.

O site Downdetector, que monitora falhas de plataformas digitais, também registrou interrupções em serviços como Roblox, Clash Royale, Clash of Clans e nas plataformas financeiras Venmo (do PayPal) e Chime. O aplicativo de transporte Lyft e as corretoras de investimentos Coinbase e Robinhood também ficaram fora do ar temporariamente.

“O Perplexity está fora do ar agora. A causa raiz é um problema na AWS. Estamos trabalhando para resolver”, afirmou o CEO da Perplexity, Aravind Srinivas, em publicação no X (antigo Twitter). Já a presidente do aplicativo Signal, Meredith Whittaker, confirmou que sua plataforma também foi afetada.

A AWS fornece poder de computação sob demanda, armazenamento de dados e outros serviços de infraestrutura digital para empresas, governos e usuários individuais. O serviço compete com as soluções em nuvem do Google e da Microsoft, e falhas em seus servidores têm potencial de gerar instabilidade global em sites e aplicativos que dependem de sua estrutura.

Até o momento, a Amazon e a AWS não responderam aos pedidos de comentário feitos pela agência de notícias Reuters.

Fale com a Redação