25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 23 de outubro, 2025
spot_img

O futuro das cidades na era digital é tema do 2º dia do Congresso dos Municípios

Segundo dia do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado em parceria com o Sebrae/MS, começou com uma das palestras mais esperadas do evento: “Transformação Digital e o Futuro dos Municípios”, ministrada por Martha Gabriel — referência nacional em inovação, marketing e tecnologia.

Em fala inspiradora e repleta de provocações, Martha destacou que a transformação digital vai além da adoção de novas ferramentas, exigindo repensar processos, cultura e mentalidade dentro das gestões públicas. Municípios que compreenderem o poder dos dados, da inteligência artificial e da conectividade estarão preparados para protagonizar uma nova era de eficiência e proximidade com o cidadão.

“A tecnologia é um meio, não um fim. Ela só faz sentido quando melhora a vida das pessoas. E isso exige gestores preparados para pensar de forma estratégica e humana”, afirmou Martha.

Autora best-seller, Martha ressaltou a necessidade de prefeitos, secretários e servidores adotarem uma mentalidade proativa e visionária, essencial para antecipar tendências e preparar as cidades para desafios e oportunidades futuras.

“É essencial desenvolver o que eu chamo de letramento em futuros — a capacidade de pensar em possibilidades, prever cenários e se preparar para diferentes caminhos. Porque o futuro não acontece de forma única: ele é composto de escolhas,” acrescentou a palestrante.

Para a prefeita de Bodoquena e vice-presidente da Assomasul, Maria Girleide Rovari, a palestra abriu os olhos dos gestores para o futuro.

“Ficou evidente que não dependemos apenas da tecnologia, mas sim dos recursos humanos. Somos capazes e precisamos buscar conhecimentos que impulsionem o avanço dos nossos municípios. A tecnologia está disponível, e não podemos ficar parados no tempo,” comentou a municipalista.

Enquanto a palestra principal atraía grande público no auditório central, a programação simultânea do congresso movimentava outros espaços. Gestores e técnicos municipais participaram de debates sobre gestão financeira, inovação administrativa e sustentabilidade, discutindo desafios cotidianos e apresentando soluções aplicáveis às realidades locais.

Luiz Henrique Volpe Camargo, diretor jurídico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), apresentou palestra detalhando o novo Sistema Recursal do TCE/MS, voltado para tornar os processos mais ágeis e transparentes para os municípios. Durante a apresentação, Volpe Camargo reforçou que, apesar dos avanços tecnológicos, o elemento humano continua sendo fundamental para o desenvolvimento da gestão pública. A palestra também destacou funcionalidades do novo sistema, como acompanhamento online de processos, desburocratização e aprimoramento da comunicação entre o TCE/MS e os municípios.

A programação do dia segue com a palestra do governador Eduardo Riedel, abordando o tema “Desenvolvimento e Gestão Pública”, e será encerrada pela participação de Clóvis de Barros Filho, um dos palestrantes mais aguardados do evento, com a palestra “Ética, Propósito e Responsabilidade: a essência da gestão que transforma”.

Fale com a Redação