26.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 5 de novembro, 2025
spot_img

Campo Grande tem previsão de calor e pancadas de chuva antes da chegada de frente fria

Campo Grande deve enfrentar dias de calor e pancadas de chuva entre quarta (5) e quinta-feira (6), segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul). O alerta é para risco de tempestades em várias regiões do estado, com possibilidade de descargas elétricas, ventos fortes e até queda de granizo.

Na capital, o tempo deve permanecer instável durante o dia, com mínima entre 22°C e 24°C e máxima de até 30°C. À noite, a tendência é de diminuição das nuvens e trégua na chuva.

O cenário de instabilidade é resultado do intenso transporte de calor e umidade em baixos níveis da atmosfera, aliado à aproximação de uma frente fria oceânica. A combinação desses fatores deve provocar acumulados expressivos de precipitação, com chuvas que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas.

Campo Grande tem previsão de calor e pancadas de chuva antes da chegada de frente fria

Cidades do interior já registram chuva forte

Nas últimas seis horas, Dourados teve o maior volume de chuva registrado, com 30,2 milímetros. Em Ivinhema, o índice chegou a 20 mm, e em Mundo Novo, a 18,6 mm. Em Naviraí, o vendaval chegou a arrancar a estrutura metálica de um palco montado em área pública.


Frente fria muda o tempo no fim de semana

A instabilidade deve persistir até sábado (8), com risco de novas tempestades acompanhadas de rajadas de vento e granizo. A partir de domingo (9), o avanço de uma frente fria mais intensa deve provocar queda acentuada nas temperaturas, principalmente nas regiões sul e sudoeste do estado.

Em Campo Grande, os termômetros devem marcar mínima de 16°C e máxima de 25°C no domingo. Já nas áreas mais frias, como Ponta Porã e Sete Quedas, as mínimas podem cair para 11°C.


Trimestre deve ser mais quente que o normal

O prognóstico do Cemtec para o trimestre novembro a janeiro indica temperaturas acima da média e chuvas irregulares em todo o Mato Grosso do Sul.

De forma geral, as médias devem variar entre 24°C e 26°C, mas nas regiões noroeste e nordeste, o calor pode ser mais intenso, com médias entre 26°C e 28°C.

A previsão aponta ainda que as chuvas devem ocorrer de forma irregular, com volumes ligeiramente abaixo ou acima da média histórica, dependendo da região.

Fale com a Redação