Campo Grande foi castigada por mais um temporal nessa quarta-feira (05), o segundo somente no decorrer deste início de novembro. Diversos bairros foram atingidos por rajadas de ventos intensos que chegaram aos 78 km/h e quase 28 mm de chuva acumulada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Houve alagamentos, quedas de árvores e até mesmo rompimento de fios de energia e internet.
No bairro Jardim das Cerejeiras, na rua Durval de Brito Guerra, uma árvore de grande porte caiu com a força do vento e interditou a pista nos dois sentidos. No mesmo bairro, mas na Rua Ramão Barrios Alías, um fio de energia foi arrebentado, deixando toda a região no escuro. As equipes da Energisa MS já estão no local para os reparos.
No Bairro Panorama, as ruas Mimoso, Guarapuava, Porto Velho e Ponta Grossa ficaram completamente alagadas. Um vídeo mostra a situação, a enxurrada transformou os locais em verdadeiros rios (veja o vídeo abaixo). Já no Bairro Santa Emília, além de árvores, o temporal derrubou até mesmo a estrutura do padrão de energia das casas.
Do outro lado da cidade, na Favela da Homex, o vendaval destelhou dezenas de imóveis, bem como derrubou estruturas usadas como paredes dos barracos improvisados e ainda deixou as ruas de terra intransitáveis. No bairro Portal Caiobá, ao menos três casas tiveram telhados arrancados pela força dos ventos.

No centro, na Avenida Mato Grosso, o galho de uma árvore de médio porte caiu em cima de um veículo, deixando estragos na lataria e painel. Não há informações sobre vítimas no acidente. O trecho também está interditado por conta da obstrução da via. Na Avenida Marajoara, no bairro Jardim Centro Oeste, uma árvore derrubou um motociclista.

Na Avenida Gunter Hans, outra árvore caiu sobre um trailer e um carro estacionado. Por conta disso, o trecho da via ficou parcialmente bloqueada. A estrutura metálica tombou, enquanto o automóvel ficou bastante danificado por conta do peso do tronco. Na Rua Ismael Silva, no bairro Vila Margarida, também uma árvore de grande porte caiu.

Mais árvores caíram na Avenida Guaicurus, no sentido oeste–leste, próximo a um cemitério e perto da entrada do museu, e na Avenida Thyrson de Almeida, perto de um condomínio. Na Rua João Félix Gonçalves, no bairro Vila Do Polonês, foram seis árvores que não resistiram ao vendaval e caíram.

Na Rua do Caribe, no bairro Autonomista, uma árvore caiu sobre uma picape. A copa da árvore também acabou atingindo a fiação elétrica, no entanto, não há informações se o fornecimento de energia foi afetado. O trecho também está com o trânsito bloqueado até que o tronco seja removido.

Orientações para a população
Campo Grande registrou chuva intensa, acompanhada de queda de raios e rajadas de vento. A condição ocorre devido à aproximação de uma frente fria e aumenta o risco de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
A Defesa Civil orienta que devido às chuvas o telefone 199 está fora do ar; em caso de emergência a população deve acionar o 156 ou pelo WhatsApp 67 2020 1389
A Energisa divulgou nota informando que as tempestades provocaram danos severos à rede elétrica em Mato Grosso do Sul, principalmente em Campo Grande. Árvores, galhos, placas e telhas atingiram a fiação, causando queda de postes e rompimento de cabos.
“A Energisa está com toda nossa força de trabalho dedicada para restabelecer o atendimento o mais rápido possível.” A concessionária reforça que ninguém deve se aproximar de cabos caídos e orienta contato pelos canais oficiais:
Aplicativo: Energisa On
WhatsApp/Gisa: (67) 99980-0698
Agência digital: energisa.com.br/serviços











