Pesquisa mostra queda na vantagem de Lula e aumento no apoio à candidatura de Bolsonaro, mesmo inelegível
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continuam tecnicamente empatados em um eventual segundo turno das eleições de 2026. Segundo o levantamento, Lula tem 42% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 39%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Mesmo inelegível, Bolsonaro foi incluído na pesquisa, o que, segundo o diretor do instituto, Felipe Nunes, ajuda a medir “o teto de uma candidatura de oposição”.
Além de Bolsonaro, a vantagem de Lula diminuiu frente a outros possíveis adversários, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSD). A pesquisa também incluiu pela primeira vez o nome de Renan Santos (Missão).
Entre outubro e novembro, a diferença entre Lula e Bolsonaro caiu de 10 para 3 pontos percentuais, transformando uma possível vitória do petista em empate técnico. Contra outros concorrentes, a vantagem do presidente também encolheu:
- Ciro Gomes (PSDB): de 9 para 5 pontos;
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): de 12 para 5 pontos;
- Ratinho Júnior (PSD): de 13 para 5 pontos;
- Romeu Zema (Novo): de 15 para 7 pontos;
- Ronaldo Caiado (União Brasil): de 15 para 7 pontos;
- Michelle Bolsonaro (PL): de 12 para 9 pontos;
- Eduardo Bolsonaro (PL): de 15 para 10 pontos;
- Eduardo Leite (PSD): de 23 para 13 pontos.
Rejeição e percepção do eleitorado
O levantamento indica que a rejeição a Lula entre eleitores independentes subiu 10 pontos percentuais desde outubro. Já 24% dos entrevistados afirmam preferir um nome sem ligação com Lula ou Bolsonaro, enquanto 23% apoiam Lula e 15% preferem Bolsonaro.
Em relação à candidatura de 2026, 59% dos entrevistados consideram que Lula não deveria disputar a reeleição, ante 38% que o apoiam — variação dentro da margem de erro.
Sobre Bolsonaro, 67% dizem que o ex-presidente deveria abrir mão da candidatura e apoiar outro nome, número menor que os 76% registrados em outubro. Já os que defendem sua candidatura subiram de 18% para 26%.
Cenários de primeiro turno
Nos cenários simulados de primeiro turno, Lula lidera em todos, mas com variações dependendo dos adversários.
No cenário principal, com Bolsonaro, o petista tem 32%, contra 27% do ex-presidente. Quando o nome de Michelle Bolsonaro é testado, Lula aparece com 31%, e a ex-primeira-dama, com 18%.
Contra Tarcísio de Freitas, Lula marca 35%, enquanto o governador paulista tem 16%. Já em disputas com Eduardo Bolsonaro, Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, o presidente oscila entre 36% e 39%, mantendo liderança, mas com espaço menor.
Cenários de segundo turno
Em todos os cenários de segundo turno, Lula segue à frente, mas com vantagem reduzida:
- Lula x Bolsonaro: 42% a 39% (empate técnico);
- Lula x Ciro Gomes: 38% a 33%;
- Lula x Tarcísio: 41% a 36%;
- Lula x Ratinho Jr.: 40% a 35%;
- Lula x Zema: 43% a 36%;
- Lula x Caiado: 42% a 35%;
- Lula x Michelle Bolsonaro: 44% a 35%;
- Lula x Eduardo Bolsonaro: 43% a 33%;
- Lula x Eduardo Leite: 41% a 28%;
- Lula x Renan Santos: 42% a 25%.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 6 e 9 de novembro de 2025, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.











