Feriado da Consciência Negra altera funcionamento de serviços na Capital

87
Busto de Tia Eva na comunidade que leva seu nome. (Foto: Fundação de Cultura)

Repartições públicas fecham, comércio pode abrir e shoppings operam em horários diferenciados

O feriado da Consciência Negra e do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, celebrado na quinta-feira (20), vai alterar o funcionamento de diversos serviços públicos e privados em Campo Grande. A data reforça a importância da luta histórica da população negra e convida a sociedade a refletir sobre racismo, desigualdades e a valorização da cultura afro-brasileira.

Para ajudar na programação do feriadão, que terá emendas em alguns setores, confira como ficam as repartições públicas, o comércio e os principais serviços na Capital.


Repartições públicas

Governo do Estado

As repartições estaduais não abrem na quinta-feira (20). O ponto facultativo referente ao Dia do Servidor foi transferido para sexta-feira (21), permitindo que os servidores emendem o feriadão. O atendimento retorna na segunda-feira (24).

Prefeitura de Campo Grande

As repartições municipais estarão fechadas na quinta e sexta-feira. Embora não tenha sido decretado ponto facultativo, o Dia do Servidor foi transferido e o expediente só volta na segunda-feira (24).

Detran-MS

As agências não abrem na quinta nem na sexta. O atendimento ao público retorna na segunda (24). Cerca de 95% dos serviços seguem disponíveis nas plataformas digitais.

TJMS

Não haverá expediente, mas o plantão judiciário funcionará normalmente para casos urgentes, como habeas corpus, mandados de segurança e busca e apreensão.


Serviços federais

Previdência Social (INSS)

As agências estarão fechadas no feriado. O atendimento humano pelo telefone 135 também ficará indisponível. O atendimento eletrônico, pelo portal ou aplicativo Meu INSS, seguirá funcionando 24 horas.

Correios

As agências fecham apenas na quinta-feira. Na sexta, o atendimento volta ao normal. Os canais digitais, como o chat e a atendente virtual Carol, seguem funcionando 24 horas por dia.


Segurança pública

Delegacias

As delegacias de área e especializadas fecham no feriado.
As unidades plantonistas — Depac Centro, Cepol, 4ª DP e 1ª DEAM — permanecem abertas 24 horas.


Saúde

Unidades de Saúde

As UPAs e CRSs funcionam 24 horas.
A Ses informou que o planejamento de vacinação ainda não está concluído para este feriado.

Casa da Saúde

Atendimento ao público apenas até quarta-feira (19). A unidade fecha na quinta e sexta e reabre na segunda (24).


Comércio e serviços

Comércio

As lojas estão autorizadas a abrir na quinta-feira (20), das 9h às 18h, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho. O funcionamento retorna ao normal na sexta.
Empresas devem comunicar o sindicato com antecedência e pagar R$ 22 por empregado para operar no feriado.

Supermercados

Funcionamento normal na Capital. A Amas reforça que deve ser garantida a folga compensatória aos trabalhadores.

Lotéricas

Fecham na quinta e reabrem na sexta. Não haverá sorteios no feriado.

Bancos

As agências ficam fechadas na quinta. Na sexta, o atendimento presencial volta ao normal. Canais digitais e caixas eletrônicos funcionam normalmente no feriado.


Shoppings

  • Shopping Campo Grande: 10h às 22h
  • Shopping Norte Sul Plaza: 10h às 22h
  • Bosque dos Ipês: 10h às 22h
  • Pátio Central: quinta-feira das 9h às 17h; sexta e sábado das 8h às 20h

Bares e restaurantes

Funcionamento normal, a critério de cada estabelecimento. A Abrasel reforça que, por ser feriado municipal, é preciso atenção às regras trabalhistas.


Bioparque Pantanal

O Bioparque funciona em horário especial na quinta e sexta-feira, das 8h30 às 14h30, com último horário de entrada às 13h30. A visita deve ser agendada online.


Camelódromo

Abre na quinta-feira das 8h às 13h. Nos demais dias, segue programação normal.


Mercadão Municipal

Funciona na quinta das 6h30 às 12h e na sexta das 6h30 às 18h.


O Dia da Consciência Negra foi incluído no calendário de todos os estados brasileiros em 2023 e celebra a memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência contra a escravidão. A data marca a luta histórica da população negra e reforça a importância da igualdade racial.