Pagamentos serão feitos em 28 de novembro e incluem valores de declarações atrasadas e corrigidas
A partir das 9h (horário de MS) de amanhã, sexta-feira (21), os contribuintes poderão consultar o lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de novembro. O lote contempla declarações de 2025 enviadas fora do prazo ou que apresentavam pendências posteriormente corrigidas, além de créditos residuais de anos anteriores.
O pagamento será realizado ao longo do dia 28 de novembro.
Ao todo, 214.310 restituições serão liberadas, somando R$ 494.087.553,79 em créditos que retornarão diretamente ao orçamento das famílias brasileiras — dinheiro que, além de aliviar o orçamento dos contribuintes, impulsiona a economia local e beneficia grupos prioritários.
Prioridades legais concentram maior volume
Do valor total, R$ 296.950.774,30 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, como:
- Idosos acima de 80 anos;
- Pessoas entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
- Profissionais do magistério.
Para muitos desses beneficiários, a restituição representa um reforço essencial de renda, capaz de auxiliar em despesas como saúde, alimentação, educação e cuidados familiares.
Além disso, 138.164 contribuintes receberão com prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado pelo recebimento via PIX, reforçando o avanço da Receita Federal na digitalização e agilidade dos serviços.
Outras 23.602 restituições contemplam contribuintes não prioritários.
Como consultar
A consulta pode ser feita por meio do portal oficial da Receita Federal. Basta acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição” no site: www.gov.br/receitafederal.
A plataforma disponibiliza o extrato completo de processamento no e-CAC, permitindo verificar eventuais pendências e corrigir dados, caso necessário.
Também é possível consultar a liberação das restituições pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para celulares.
Pagamento é feito apenas na conta do contribuinte
Para evitar fraudes, a restituição é depositada exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte.
Se houver erro nos dados bancários ou problema na conta, a Receita permite o reagendamento do crédito em até um ano, por meio do Banco do Brasil, acessando o Portal BB (www.bb.com.br/irpf) ou pelos telefones:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (atendimento para deficientes auditivos)
O contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração.
Após um ano sem resgate, o valor poderá ser solicitado novamente pelo e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.











