Advogado-geral da União é considerado nome de confiança do presidente e evangélico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (20) a indicação do atual advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
O convite formal foi feito pelo presidente pela manhã, no Palácio do Alvorada, conforme confirmado por fontes do Portal R7 Planalto. O anúncio oficial deve ser divulgado em instantes.
Com 45 anos, Messias é considerado um nome de confiança do presidente e do PT, com carreira ligada ao partido e sólida experiência no governo. Ele ocupa o cargo de AGU desde 2023 e é reconhecido pela atuação eficiente na defesa dos interesses do governo junto à Justiça.
Evangélico, Messias vinha recebendo apoio de parte significativa do público religioso, e aliados de Lula avaliam que a indicação reforça a aproximação com esse segmento, em um gesto semelhante ao feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao indicar o ministro André Mendonça ao STF.
O novo indicado é procurador da Fazenda Nacional desde 2007 e já ocupou funções como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior no Ministério da Educação e consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Messias é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB).
Entre os outros nomes cotados para a vaga estavam o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e crescia a pressão para que o presidente escolhesse uma mulher para o STF.
A indicação segue agora para análise do Senado Federal, que é responsável por sabatinar e votar os nomes indicados para a Corte.











